Geral Empréstimo RCC: saiba quem tem direito e com cancelar se necessário

Empréstimo RCC: saiba quem tem direito e com cancelar se necessário

06/01/2023 - 14h25

A última modalidade de empréstimo junto ao INSS é o RCC, que também tem a margem de 5%. A sigla RCC significa Reserva de Margem do Cartão Consignado de Benefício. Já a RMC, que falamos no último post, indica a contratação do cartão de crédito consignado.

O RMC tem semelhança com o RCC em sua forma de funcionamento, sobretudo pelo desconto automático no benefício. Lançamentos e cobranças na fatura mensal também funcionam igual.

Ainda assim, há diferenças entre esses 2 produtos, como:

  • A RCC é destinada a um grupo de consumidores mais restrito que o RMC;
  • A RCC garante seguro de vida e auxílio-funeral;
  • A RCC oferece descontos em farmácias, entre outros benefícios

Perceba que a diferença está nos benefícios, mas que é um produto muito parecido com o RMC, não dá para negar.

Como você já sabe, a gente está diante de um novo produto bancário, o cartão consignado de benefício, que é restrito a algumas pessoas para empréstimo consignado.

Podem contratar o produto da RCC:

  • Aposentados do INSS;
  • Pensionistas do INSS:
  • Beneficiários do BPC/LOAS

Ainda não são todos os bancos que oferecem esse novo produto, mas, acredito que em breve todos vão.

O RCC também pode ser cancelado, no entanto, ainda que seja regular ou mesmo irregular, o cartão consignado de benefício pode ser cancelado pelo titular, observando-se as exigências para o procedimento.

Basicamente, o titular do cartão deve entrar em contato com a instituição financeira emitente e solicitar o cancelamento do produto.

Mas se houve valores utilizados no cartão – para compras, parcelamento e/ ou saques (que são os valores depositados para o consumidor), devem ser quitados antes do cancelamento.

Assim, o cancelamento do cartão consignado de benefício só será efetivado quando não existir nenhum débito a ser pago pelo titular.