
Estrutura para evento ameaça cair e é interditada pelos bombeiros em Balneário Gaivota
O corpo de bombeiros de Sombrio foi acionado por volta de 13h30min deste sábado, 18 de outubro, para realizar vistoria em um evento na Avenida Alvim Manoel Cardoso, bairro Jardim Ultramar em Balneário Gaivota, cuja estrutura de tenda apresentava risco potencial de colapso decorrente da incidência de rajadas de vento.
No local, os bombeiros observaram a movimentação da cobertura e das laterais da estrutura, ambas revestidas com lona. Como medida preventiva, a organização do evento já havia interrompido as atividades, permanecendo sob a estrutura apenas parte dos organizadores, expositores, brigadistas e pessoal responsável pela montagem.
O chefe de socorro do corpo de bombeiros orientou que preventivamente, todos se retirassem debaixo da estrutura, a fim de evitar riscos à vida em caso de intensificação repentina dos ventos, que poderiam comprometer a estabilidade da estrutura metálica.
Os responsáveis pela montagem questionaram sobre a possibilidade de realizar reparos imediatos, acessando a parte superior da estrutura. Contudo, tal ação foi negada pelos bombeiros em virtude dos riscos envolvidos, considerando as condições climáticas adversas como chuva e ventos fortes, sendo necessária uma avaliação prévia por um responsável técnico.
Foi recomendado aos organizadores do evento que providenciassem a presença de um responsável técnico, um engenheiro, para avaliação de possíveis danos que pudessem comprometer a estrutura física ou as instalações elétricas no local.
Após as orientações, a rua adjacente ao evento permaneceu isolada, e foi determinada a proibição da permanência de pessoas sob a estrutura, até que ocorresse a liberação por parte do responsável técnico. O responsável técnico/engenheiro, compareceu ao local ficando encarregado de realizar a avaliação da estrutura física e elétrica, autorizar reparos, cancelar ou retomar o evento em momento oportuno, após a diminuição ou término do evento climático.