Geral “Existimos para servir e proteger”: conheça a história do Coronel Vilson Schlickmann, comandante do 6º Comando Regional da PM em Criciúma

“Existimos para servir e proteger”: conheça a história do Coronel Vilson Schlickmann, comandante do 6º Comando Regional da PM em Criciúma

06/06/2024 - 09h18

Nessa quarta-feira, 05, o programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, recebeu o Coronel Vilson Schlickmann Sperfeld, comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar (PM) em Criciúma, que compartilhou detalhes de sua trajetória pessoal e profissional, revelando uma carreira marcada por dedicação e competência.

Nascido em 2 de maio de 1970, na cidade de Tubarão, Vilson Schlickmann Sperfeld trilhou um caminho de sucesso na Polícia Militar de Santa Catarina. Casado com Márcia Marchetti Sperfeld e pai de Anna Paula, o Coronel construiu uma carreira robusta, alicerçada em uma série de cursos e especializações que contribuíram para sua formação e desempenho na corporação.

“Ainda muito pequeno, fomos junto de meu pai para Imbituba, para ele montar uma sorveteria. Durante muitos anos vivemos na cidade. Em 1987 fui estudar em uma escola técnica, onde precisei morar em pensão e me adaptar à nova rotina. Foi um período de muito aprendizado. Em 1993 entrei na Polícia Militar de Santa Catarina. Trabalhamos em diferentes cidades no Estado. Em uma dessas andanças, conheci minha esposa em Tubarão, onde casamos e residimos”, destacou.

Entre os cursos importantes que constam em seu currículo, destacam-se o Curso de Formação de Oficiais, o Curso de Polícia Interativa, o Curso de Membro Nato em Polícia Comunitária, o Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais com Especialização em Gestão Pública e o Curso Superior de Polícia com Especialização em Altos Estudos Estratégicos e de Políticas Institucionais.

“A gente pode ter todo tipo de curso, mas o tempo é o mestre absoluto. Durante minha carreira, cursei inúmeros e me aprimorei. Sempre gostei de estar me atualizando e evoluindo. Ao longo do tempo, a gente vai conhecendo os policiais e isso vai nos aproximando. Somos uma família dentro do batalhão”, ressaltou.

Ao longo de sua carreira militar, o coronel Sperfeld desempenhou diversas funções de liderança. Ele foi chefe do P-3/5° BPM de Tubarão, subcomandante do 5º BPM de Tubarão, chefe da Central Regional de Emergência de Tubarão e comandante do 5º BPM de Tubarão. Atualmente, comanda o 6º Comando Regional da PM em Criciúma, onde continua a contribuir significativamente para a segurança pública da região.

“Passei por muitas experiências durante minha carreira. Tivemos desafios fortes, como vendavais e inundações, os quais, trabalhamos na ajuda humanitária. Foram fases dolorosas, onde ficávamos muito desgastados. Aprendemos muito durante esses momentos. Evoluímos muito e hoje estamos onde estamos, por conta das vivencias que passamos”, enfatizou.

O coronel Sperfeld também participou de três treinamentos e simulações na aplicação do Sistema de Comando em Operações (SCO) através do Batalhão de Ajuda Humanitária da Polícia Militar Ambiental. Ele atuou como subcomandante do 5º BPM durante o desastre natural de 2016 em Tubarão, quando a cidade foi atingida por um vendaval, e comandou o 5º BPM nas inundações ocorridas na mesma cidade em maio de 2021.

“Sem dúvida, esses dois desastres foram os de maior impacto. Neles, passamos por momentos difíceis, porém, de muito aprendizado. Agradeço a todos os nossos companheiros que nos ajudam no dia a dia, em prol da segurança pública. Buscamos sempre prestar o melhor apoio a sociedade e ser acessível a todos. Sem dúvida, estar em Criciúma, é o meu maior desafio. Nossa tendência é resolver problemas e isso nos desafia diariamente. Existimos para servir e proteger”, concluiu.

Confira a entrevista completa na íntegra: