Agronegócio Expansão da pecuária é destaque em Lauro Müller, diz técnico da Epagri

Expansão da pecuária é destaque em Lauro Müller, diz técnico da Epagri

27/05/2024 - 08h09

Em entrevista ao programa A Força do Campo, apresentado por Alaor Alexandre na Rádio Araranguá, Paulo Cesar Freiberger, técnico da Epagri de Lauro Müller, destacou o crescimento da pecuária de corte e de leite no município. Freiberger ressaltou que Lauro Müller é o terceiro maior produtor da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), uma posição de destaque que reflete a força do setor agropecuário local.

“Somos destaque no gado de leite e de corte. Além disso, nossa avicultura e o reflorestamento também são muito fortes. Aproximadamente 3 mil pessoas vivem no agro, sendo mais de mil produtores rurais. O município ocupa a terceira colocação, sendo o terceiro maior plantel da região, com mais de 15 mil animais”, afirmou Freiberger, enfatizando a importância do agronegócio para a economia local.

Para continuar impulsionando o setor, a Epagri de Lauro Müller está organizando um curso para pecuaristas, que será dividido em três etapas. “Serão três dias inteiros, nos quais, no primeiro, falaremos com os produtores e agricultores. Nos outros dois dias, trabalharemos a questão sanitária e manejo dos animais. O encontro é direcionado para os pequenos produtores. Queremos aumentar nossa produção. Os encontros ocorreram em dois dias no mês de junho e um dia no mês de julho. A data ainda não temos porque estamos nos ajustando com os palestrantes”, explicou Freiberger.

A Epagri oferece assistência técnica nas propriedades. Além de realizar eventos de capacitação e ligar o produtor com as contribuições do governo do Estado. Com respeito ao abate, o técnico relata que a maioria acontece fora do município. “A maioria dos nossos abates acontece em frigoríficos de outros municípios. Estamos trabalhando muito na melhoria da pastagem, o que elevará nosso patamar”, concluiu.