Geral Falta de água programada afetará parte do Centro e Cidade Alta nesta terça-feira

Falta de água programada afetará parte do Centro e Cidade Alta nesta terça-feira

22/04/2024 - 16h17

Araranguá – Na manhã desta terça-feira, dia 23, a equipe operacional do SAMAE vai substituir, cerca de 50 metros da adutora constituída por PVC, cujo material é rígido, por tubos Defofo com 150 milímetros de diâmetro, que oferecem maior resistência e intercambiabilidade. Em decorrência disso, as unidades consumidoras situadas no perímetro entre as ruas Rui Ramos (Beira-Rio), imediações da agência Celesc – apenas como ponto de referência – e Antônio Bertoncini devem se prevenir, pois poderão ficar temporariamente sem água.

O serviço deve ficar concluído no mesmo dia, com a consequente retomada do abastecimento na região impactada. A ação é estratégica. No dia 11 de setembro, o SAMAE havia feito um contorno na tubulação viabilizando as obras de contenção com gabiões e reforço de solo no trecho compreendido entre o Rio Araranguá e a Rua Rui Barbosa, popular Beira-Rio. No local, a erosão provocava um problema crônico, que ameaçava a segurança da população. Durante anos foram adotadas medidas paliativas, que não resolviam a situação.

Coordenador do setor de água, o engenheiro Mario Copetti explica que, após o reabastecimento, a água poderá apresentar tom amarelado. “Este é um fenômeno temporário que ocorre por causa da presença de partículas aderidas à parede interna da tubulação, que com o aumento da pressão, se desprendem, provocando alteração na cor da água. Neste caso, o ideal é providenciar a abertura de registros, expurgando a água da tubulação”.