
FAMA garante quase R$ 14 milhões conquistados pelo SAMAE
A FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá) assegurou um investimento de R$ 13.993.606,29 para a ampliação da rede de coleta de esgoto no Morro dos Conventos. Os recursos foram conquistados pelo SAMAE e representam um avanço significativo na infraestrutura sanitária da região.
Isso, devido a Caixa Econômica Federal exigir a licença ambiental para a liberação dos valores. No entanto, devido à ação civil pública federal n° 5004455-21.2022.4.04.7204, a FAMA estava impedida de conceder tal autorização.
Para resolver essa questão, representantes do órgão se reuniram com a Juíza Federal Camila Lapolli e com o Procurador da República Mário Roberto dos Santos. Ambos compreenderam que a execução da rede de coleta de esgoto, em vez de prejudicar o meio ambiente, contribuirá para sua preservação, evitando a contaminação do subsolo pelo despejo inadequado de esgoto.
O Superintendente da FAMA, Maureci Rodrigues, oficializou a entrega da Licença Ambiental ao SAMAE, representado pelo Diretor Jairo do Canto. O momento contou ainda com a presença do Procurador da FAMA, Carlos Soares.