Geral Fato histórico: primeiro hospital oncológico da região Sul, deve estar funcionando até outubro do ano que vem, em Araranguá

Fato histórico: primeiro hospital oncológico da região Sul, deve estar funcionando até outubro do ano que vem, em Araranguá

08/10/2025 - 21h13

O primeiro hospital oncológico do Sul de Santa Catarina deu mais um passo importante na noite desta quarta-feira, 08, e está prestas a sair do papel. A estrutura deve contar com 20 leitos e dez poltronas dedicadas à quimioterapia. A unidade, quando pronta, deve atender tanto por convênios particulares, quanto pelo SUS, o Sistema Único de Saúde.

O avanço exponencial para a medicina Sul Catarinense, foi possível através da parceria entre o Instituto Maria Schmitt, o Imas, e a Weber Empreendimentos, que nessa quarta-feira, 08, anunciaram, oficialmente o local e a expectativa de cronograma de obras. O equipamento está sendo construído no bairro Cidade Universitária, onde hoje fica a Unisul. Robson Schmitt Machado, presidente do Instituto Maria Schmitt, falou sobre esse momento histórico para a região.

“A gente está colocando a pedra fundamental de um estabelecimento de saúde que vai mudar a região, vai trazer um novo conceito de cuidado, de longevidade, de tratamento do câncer. Isso faltava para a nossa região e é um marco para toda a nossa população ter um dispositivo desse. Colocar a pedra fundamental é fazer parte da história do município”, comemorou Schmitt.

Robson ainda falou sobre a expectativa de funcionamento do hospital. “A gente agora depende da obra. O projeto aprovado foi um grande avanço. Acreditamos que no ano de 2026, a gente já deva estar com a unidade sendo terminada e iniciando os atendimentos. A construtora Weber é muito rápida e com um estilo de construção muito avançado. Vamos fazer com muito carinho esse projeto, pensando nos mínimos detalhes, para entregar para a população o hospital mais moderno, tecnológico e com equipamentos, para que a gente possa aumentar a expectativa de vida das pessoas e tratar o câncer que é uma doença tão grave que mata tantas pessoas de forma precoce”.

O empresário Fernando Weber, da Weber empreendimentos, afirmou que o resultado é algo que lhe deixa muito feliz.

“O dr Robson viu esse local com muito potencial para a área da saúde e, em poucos dias, nós elaboramos a parceria e o projeto. Agora teremos esse grande centro de oncologia que, com certeza, vai ser referência para Santa Catarina. As obras já começaram e temos o cronograma de um ano para a obra estar pronta. Em outubro do ano que vem, se Deus quiser, estaremos cortando a faixa de inauguração”, disse o empresário Fernando Weber.