Política Festa da virada teve excelente público no Arroio e Araranguá, prefeito Cesar e vice Tano em perfeita harmonia no Morro dos Conventos, e deputado Tiago Zilli explica a importância da serra do Fundo Grande

Festa da virada teve excelente público no Arroio e Araranguá, prefeito Cesar e vice Tano em perfeita harmonia no Morro dos Conventos, e deputado Tiago Zilli explica a importância da serra do Fundo Grande

02/01/2026 - 09h02

A virada do ano lotou as praias de nossa região. No balneário Arroio do Silva uma multidão invadiu a praça central para acompanhar a festa. No Arroio, além do ponto central, houve queima de fogos em outros pontos, como, na plataforma, no bairro Jardim Atlântico e na Praia da Caçamba.

Matusa

A banda Matusa embalou o público com suas canções e provou o acerto da escolha pelo prefeito Evandro Scaini.

Morro

No Morro dos Conventos o público também lotou a parte baixa, com famílias espalhadas também à beira-mar. Sapo e Banda Alvorai, Coruja, DJ Belada, Banda Scorpios e o show nacional com Papas da Língua, embalaram a virada com uma bateria de fogos com baixo teor de barulho.

Prefeito e vice

O prefeito Cesar e o vice-Tano, subiram ao palco principal para saldar a chegada do ano novo. Depois, saíram no meio da multidão, cumprimentando as pessoas até chegar ao deck de contemplação.

Entrosamento

Em suas últimas aparições, prefeito Cesar e o vice Tano, demonstraram novamente, o entrosamento do início do primeiro mandato.

Ano novo com problemas

O ano novo começou, mas com problemas do ano velho. Em Araranguá, a interdição da ponte Giacomo Mazzuco, causou, e ainda vai causar problemas no trânsito de acesso à cidade.  Depois que um caminhão passou por debaixo da ponte e bateu numa das longarinas de ferro da obra de arte, a situação levou a determinação de interdição por tempo indeterminado.

No Arroio

No Arroio do Silva, fechamos o ano com as reclamações sobre a situação da estrada que liga a praia da Caçamba a Araranguá. As reclamações foram sobre o trecho pertencente ao Balneário Arroio do Silva. A explicação da secretaria de Obra foi que as chuvas e o pesado trânsito, acabaram causando o problema. Informação vinda da prefeitura do Arroio é que hoje, a equipa da secretaria de Obras deverá trabalhar na estrada, colocando material e patrolando. Mas tudo vai depender da chuva. Se chover, o serviço será adiado.

Situação

Infelizmente é assim. Quando a estrada, ou rua, não é calçada, chover, pode ser sinal indicativo de problemas. O problema fica pior ainda, porque, com chuva, não é possível resolver a situação. No mundo ideal, o calçamento, ou neste caso o asfaltamento, é a melhor opção. Isto está em andamento. Do lado do Arroio do Silva, falta a maior parte da estrada, que terá continuidade no segundo lote, quando o asfalto vai passar da praia da Caçamba na direção de Araranguá. Claro que a obra demanda tempo, não é uma obra que se faça em semanas. Do lado de Araranguá, faltam apenas 700 metros, para asfaltar até os limites com o Arroio do Silva. Assim, o problema existe, e vai continuar até que a obra esteja pronta, e vamos combinar que já estivemos mais longe. Eu sou do tempo em que só se falava, apenas se falava, sobre asfaltar o acesso sul, hoje a obra está caminhando, e temos sim, a certeza de que será concluída, mas a seu tempo, não ao nosso.

Faltou

Na virada também faltou água e energia, por várias vezes, no Arroio e no Morro dos Conventos.

Serra

O deputado estadual Tiago Zilli explicou melhor a questão da serra do Fundo Grande, em Jacinto Machado. Se trata de uma obra importante, que ficou esquecida, porque as prioridades sempre foram as serras do Faxinal e Rocinha. Agora, a obra já tem projeto e licença ambiental, e o próximo passo é começar a fase da roçagem e alargamento do que hoje é apenas um carreiro. Depois, vem a alocação de recursos para pavimentar a estrada.

Detalhe

A obra tem apenas cinco quilômetros, e, portanto, mais em conta do que as serras do Faxinal e Rocinha. Também não será um acesso para trânsito pesado de caminhões, será uma estrada panorâmica e para veículos leves, o que deve baratear anda mais a obra.

Obrigaduuuu

Mais um ano de trabalho chega ao fim e um novo começa. Quero aqui deixar os meus agradecimentos a todos os meus ouvintes e leitores, que me acompanharam em 2025. Certamente vamos continuar a caminhada em 2026, mas antes, farei uma pausa para recarregar as energias. Um abraço e até logo adiante, quando retornarei de férias.