Geral “Foi um dia para a história”, diz presidente da Aciva, sobre apresentação do projeto da Casa do Empreendedor aos parlamentares da Bancada do Sul

“Foi um dia para a história”, diz presidente da Aciva, sobre apresentação do projeto da Casa do Empreendedor aos parlamentares da Bancada do Sul

30/08/2023 - 15h06

A Associação Empresarial de Araranguá (Aciva), com o apoio do deputado Zé Milton, deu um passo importante em direção ao fortalecimento do empreendedorismo e desenvolvimento econômico na região Sul de Santa Catarina, com a apresentação, aos parlamentares da Bancada do Sul, do projeto da Casa do Empreendedor.

Na reunião, coordenada por Zé Milton, tanto ele quanto os parlamentares Pepê Colaço, Júlio Garcia e Tiago Zilli assumiram o compromisso de investir R$ 500 mil de suas emendas parlamentares na construção da sede da Casa do Empreendedor.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, o presidente da Aciva, Édio Cunhaski, falou sobre a construção da casa em empreendedor. “Foi um dia para a história. Fomos apresentar um grande projeto no qual acreditamos que vai estimular ainda mais o empreendedorismo no vale do Araranguá. Na oportunidade, apresentamos dados, em que de janeiro até agora, foram abertos mais de 1900 CNPJs. Dos quais, esses, mais de 340, são empresas que não são optantes pelo MEI. Temos um crédito muito grande no empreendedorismo da região. O pessoal tem acreditado mais e isso traz para a gente a certeza de que, quanto mais fomentarmos o empreendedorismo, mais será estimulada a região”.

A estrutura da Casa abrigará a decretaria da Indústria e Comércio, a sede da Aciva, a Sala do Empreendedor, modernos auditórios e um Centro de Apoio ao Empreendedorismo em parceria com o sistema S. O projeto também abrange áreas destinadas a cursos, workshops e eventos, além de um espaço dedicado a um programa de empreendedorismo nas escolas. “O projeto visa um bem maior, a gente quis idealizar um instrumento que pudesse atender toda a região. O terreno será atrás da Auto Fácil Veículos, com 3.800 metros quadrados. O terreno é institucional, através do recurso que conseguimos com os deputados, ele vai ser materializado. Temos uma estimativa que o total desse projeto ficará na casa do R$ 6,2 milhões”.

Com a construção do Centro do Empreendedor, o principal objetivo será agregar conhecimento aos empresários da região. “Nossa intenção com a construção é ter um lugar único, onde esses empresários possam ir prestigiar eventos, conhecer novas visões e sair com mais conhecimento do que quando entraram”. 

O presidente ainda ressalta a importância que a região do Vale de Araranguá possui e sua relevância para o Estado. “Ainda tem muito a ser feito, mas hoje podemos dizer que há mais ousadia que antigamente. Com a vontade e oportunidades que tem surgido, vamos mudar o panorama da cidade. Crescemos 16% a mais que o número do Estado”.