
Governo do Estado promete realizar manutenção e retomar os trabalhos na SC-108
Diante da notícia de que moradores que residem às margens da SC-108, entre Jacinto Machado e Praia Grande irão realizar um ato de protesto nessa sexta-feira, dia 29, o Governo do Estado resolveu agir.
O portador da informação foi o deputado estadual José Milton Scheffer, que na tarde dessa quinta-feira, dia 28, falou ao programa O Dia em Notícia. Segundo o parlamentar, nos próximos 10 dias, a Secretaria de Infraestrutura irá atuar no trecho cujas obras de pavimentação estão paralisadas desde janeiro do ano passado, quando terminou o mandato do então Governador Carlos Moisés.
Nessa intervenção, o Deinfra irá depositar seixo rolado na parte mais crítica da ligação entre os dois municípios do Extremo Sul catarinense. Com a fixação do material, a ideia é permitir o tráfego ao menos satisfatório de quem utiliza a estrada que tem se transformado num extenso atoleiro.
Ao mesmo tempo, de acordo com o deputado, o Governador Jorginho Mello irá elaborar e publicar um edital para a compra de mais seixo rolado a ser utilizado na base da futura capa asfáltica. Este é um dos pontos mais sensíveis para o acordo entre o Poder Executivo catarinense e a empresa Setep, que venceu a licitação para a pavimentação e que alegando prejuízo financeiro, abandonou as obras em dezembro passado.
A empresa, na oportunidade, exigiu um reequilíbrio financeiro de aproximadamente R$ 21 milhões para não parar os trabalhos. A alegação era de que o aumento considerável no preço dos materiais utilizados na pavimentação teria imposto prejuízo à empreiteira. Agora, segundo Zé Milton, a empresa já está ciente de que o governo está disposto a ceder no sentido de colocar mais recursos e que as chances são consideráveis para que a Setep retorne às obras tão logo seja feita a compra da base para toda a pavimentação por parte do Estado.
“Se a empresa, realmente, entender que não é viável para ela reiniar os trabalhos, o Governo irá acionar a segunda colocada na licitação.”, colocou o deputado.
De todo modo, a manifestação está mantida e deve ocorrer das 7h às 9h, na comunidade de Dois Irmãos, contando com a participação de agricultores, populares, e da imprensa regional.