Governo do Estado publica edital para a construção do novo presídio Regional de Araranguá, propostas serão abertas no dia 19 de novembro às 17h, Center Shopping Araranguá comemora 10 anos em alto estilo e Diocese define novo comando para a paróquia São Francisco de Assis
O governo do Estado publicou o edital de licitação para a obra de demolição e construção do presídio Regional de Araranguá. O edital prevê a construção de um presídio com 10.477,60 metros quadrados de área construída e 3.133,46 metros quadrados de demolição. Na publicação o governo define o dia 19 de novembro como prazo final para a apresentação de propostas, até às 16h45min, sendo que a abertura das propostas já acontece às 17h do mesmo dia.
Resgate
Com a obra do presídio Regional de Araranguá, o governador Jorginho Mello atende um pedido velado do setor de segurança pública de anos. Passados 13 anos com o presídio interditado, nenhum governo que passou, teve a sensibilidade de encarar a necessidade do investimento.
Vergonha
Ainda este ano, passamos pelo vexame de uma juíza liberar presos, que saíram pela porta da frente do presídio, devido a superlotação. Alguns governos, até tomaram algumas atitudes, mas a obra não saiu. No governo anterior, de Carlos Moisés, foi feita apenas a terraplanagem da área, muito embora o compromisso tenha sido da construção, que não foi cumprido.
Pode falhar
Claro que numa licitação, problemas podem acontecer, como no projeto da ciclovia, pode haver contestação, impugnação, ou coisas do gênero. Mas o fato de lançar o edital, deixa clara a decisão do governo em fazer a obra.
Definições na igreja
A Diocese de Criciúma anunciou para a nova Paróquia São Francisco de Assis Araranguá, o comando do padre Marcos Aurélio Mazuroski e como vigário paroquial, Rithele Alexandre de Assis. Segundo a Diocese, ambos assumem a partir do dia primeiro de fevereiro de 2026.
A todo o vapor
O parque Belinzoni apresenta uma grande movimentação com obras a todo o vapor. O administrador do SAMAE, Jairo Costa, acompanha de perto as obras para o embelezamento do parque, das trilhas suspensas e da colocação dos dinossauros. Alguns dinossauros já foram colocados no parque, devido a logística para colocar as trilhas e o embelezamento do parque.
Montagem
A montagem da concha acústica na praça Hercílio Luz não parou, nem nos dias de chuva da semana que passou. Nesta segunda-feira, 03, a empresa responsável deve dar continuidade ao trabalho de montagem do espaço que leva o nome do saudoso Xororó, um homem que trabalhou a maior parte de sua vida com grandes eventos. A concha já deverá estar pronta e iluminada para o dia 14 de novembro, quando abre a programação do Natal das Avenidas, com a parada de Natal e show da camerata de Florianópolis. Também no dia 15, a iluminação e os ornamentos de Natal, já estarão nas ruas de nossa cidade.
Vai mudar
O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Pedro Paulo de Souza, o Paulinho, vai conversar com os vereadores para, a partir do ano que vem, mudar o regimento interno em relação as homenagens. Mas, para as sessões que faltam até o final do ano legislativo, dificilmente haverá qualquer mudança.
Entrave
O problema é que alguns vereadores se escondem atrás de suas reais posições, e deixam o presidente assumir culpas que não são dele. Muitos defendem que fique como está, e são praticamente os mesmos que defenderam a implantação do vale alimentação, e que depois da ruidosa repercussão contrária da população, após a divulgação no programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá, correram para as redes sociais para afirmar que não votariam a favor, que eram contra. Só que não foi bem assim, nas internas, eram favoráveis sim, ao vale alimentação, e hoje são favoráveis sim, a uma interminável lista de homenagens.
Shopping 10 anos
O Center Shopping Araranguá completou seus 10 anos e comemorou com uma programação que durou uma semana. Claro que outros eventos ainda devem lembrar a façanha de empreendedores, que ousaram 10 anos atrás, deixar o já acanhado Center Fábricas e se jogar num projeto arrojado, mais ou menos como se jogando no escuro. Mas conhecendo a história desde o seu nascedouro, posso afirmar que, ao mesmo tempo em que a missão foi árdua, sem qualquer garantia, também foi empreendida por homens e mulheres de fibra, que não esmoreceram e venceram todas as dificuldades.
Nosso Shopping
Hoje, a grande obra já não pertence mais a seus criadores ou proprietários, mas sim a toda a cidade e região. Mauro Mayer, vice-presidente do empreendimento disse sentir orgulho de ouvir as pessoas se referindo ao “Nosso shopping”.







