Geral Hitler no Sul de Santa Catarina? E se a história oficial fosse reescrita?

Hitler no Sul de Santa Catarina? E se a história oficial fosse reescrita?

01/11/2023 - 13h16

Como à conhecemos, diz a história oficial de que o comandante da Alemanha Nazista, Adolf Hitler ao final da Segunda Guerra Mundial, ordenou sua guarda pessoal que após a sua morte enrolasse o seu corpo e o de sua esposa, Eva Braun, em um tapete, os incinerasse, dando fim aos corpos para que não fossem utilizados como troféu da União Soviética que avançava ferozmente sobre Berlin, acabando com o Terceiro Reich.

Contudo, o livro de Hélio Antunes de Souza, “Exílio Secreto de Hitler no Brasil”, narra uma história completamente diferente disso. Aliás, a obra desse biólogo, pesquisador e escritor catarinense não é a única que levanta suspeitas sobre o final da vida do líder do Partido Nazista, Chanceler do Reich e Führer da Alemanha Nazista de 1934 até 1945. Mundo afora, são muitas as teorias sobre sua fuga para a América do Sul.

Como ditador do Reich Alemão, ele foi o principal instigador da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) na Europa e figura central do Holocausto. O livro narra o período de 1948 a 1981, pós guerra, em Urubici. De acordo com a obra, Hitler veio a falecer em 1981. O lançamento do livro foi na última quinta-feira, dia 26, na cidade de Urubici, na Serra Catarinense, e está causando furor entre os estudiosos do tema.

Hélio Antunes de Souza, que hoje aposentado reside em Florianópolis, foi entrevistado na tarde de ontem no programa O Dia em Notícia, da Rádio Araranguá.  “Nasci na Vila de Urubici em Santa Catarina. Estudei vivendo de favor em casas de parentes. Fiz três cursos superiores, fui professor do Estado e do curso de medicina da UFSC por 14 anos. Com base em pesquisas criei uma empresa na minha cidade natal, Urubici. Foi a partir dos trabalhos dessa empresa de criação de peixes de água doce, truta, que surgiu o início da história que escrevi”, declara Hélio.

Ele conta que um dia, um jovem do interior do município o procurou e contou a história da sua família. A partir daquele momento, o escritor passou a frequentar a sua casa, para ir em busca da solução da sua história e, para a sua surpresa, começaram a lhe contar que, Hitler e mais alguns nazistas frequentavam a casa da sua avó, na localidade de São Pedro.

“No começo não dei muita importância, até que um dia em viagem da solução dos seus problemas, com o irmão do jovem que me procurou, ele contou jogar bocha na seleção do município vizinho e, que havia um senhor alemão que veio da Alemanha após a guerra e gritava, vocês são todos uns burros, “Hitler viveu aqui entre nós”, disse.

Intrigado com aquilo tudo, ele procurou mais detalhes e foi atrás de muitas pessoas, durante muitos anos, até que, a luz chegou. “Resolvi perguntar para uma das enfermeiras do hospital de Urubici. Procurei pela enfermeira Villigis no hospital, e a diretora chefe, acompanhou-me até o quarto da enfermeira idosa, com 95 anos, numa cama, de voz fina e lúcida. Fui apresentado e, entrei logo no assunto. A senhora atendeu Hitler aqui no hospital? Ela tomou um susto, levantou a cabeça da cama e olhou para mim surpresa, e disse, ‘nós somos proibidas de falar’. A enfermeira chefe que me acompanhou falou, ‘agora a senhora tem 95 anos, já pode contar’. Então ela afirmou que: ‘eu atendi ele aqui’.”

“Exílio Secreto de Hitler no Brasil”

Nº de Páginas: 206

Valor R$ 50,00

Pix CPF  178.817.229-91  (Helio Antunes de Souza)

Contato: Hélio 49.99918-9881 Whatsapp