
Homem é preso por posse irregular de arma de fogo de uso permitido no Arroio do Silva
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira, dia 03, um homem por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Por volta de 21h20min após a denúncia, uma guarnição da PM foi até um estabelecimento comercial localizado na Rua Regimento Barrigada Verde no Centro daquele balneário, onde estaria um homem armado, trajando um boné preto e roupa preta.
Na ocasião o homem foi abordado, e em revista pessoal os policiais militares localizaram na sua cintura uma arma calibre 380 da marca Glock e um carregador municiado com 16 munições intactas. Indagado sobre o que estaria fazendo no local com a arma, o mesmo relatou que saiu da sua residência em Canoas, na grande Porto Alegre, e permaneceu durante dez dias em Florianópolis.
Lá ele frequentou um clube de tiro que não lembra o nome, retornando nesta terça-feira para o Balneário Arroio do Silva, onde saiu a noite com amigos para jantar, e já estava indo embora, momento que foi abordado pela Polícia Militar. A arma possuí registro no nome do autor e uma guia de trânsito. Mas conforme o decreto número 11.366, de 1°de janeiro de 2023 Art. 14, não é mais permitido o porte de trânsito de arma de fogo municiada por colecionadores, atiradores e caçadores, inclusive no trajeto entre sua residência, e o local de exposição, prática de tiro, ou abate controlado de animais.
De acordo com a Polícia Militar o mesmo decreto permite o transporte de armas desmuniciadas dos clubes, das escolas de tiro, de seus integrantes, e dos colecionadores, atiradores e dos caçadores, por meio da apresentação do Certificado de Registro de Colecionador, Atirador e Caçador ou do Certificado de Registro de Arma de Fogo válido, e da Guia de Tráfego, desde que a munição transportada seja acondicionada em recipiente próprio, e separado das armas. Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão por posse irregular de arma de fogo de uso permitido, e foi conduzido a Central de Polícia em Araranguá para os procedimentos cabíveis.