
Homem salvo após afogamento visita a equipe do Saer/Sarasul depois de ficar mais de 40 dias hospitalizado
A surpresa ocorreu neste domingo, dia 18, a equipe do SAER/SARASUL ganhou um presente de natal antecipado, quando recebeu em sua base na Polícia Civil, um dos pacientes atendidos pela equipe neste segundo ano de serviço.
O jovem Eric, hoje com 28 anos, foi socorrido no dia 26 de dezembro de 2021, na ocasião ele e sua família passavam o dia em um parque aquático na cidade de Balneário Rincão. Conta o pai Adriano, que após o jovem pular de um trapiche junto a Lagoa dos Esteves, acabou submergindo e se afogando.
Segundo o relato, Eric foi retirado da água por populares já em parada cardiorrespiratória, junto a estes estava um médico que iniciou manobras de reanimação cardiorrespiratória, auxiliado por populares. O serviço aeromédico SAER/Sarasul foi acionado de imediato e levou cerca de 9 minutos desde o acionamento até a chegada da equipe no local do atendimento.
Na chegada, o paciente estava apresentando insuficiência respiratória e sinais de choque, após a intervenção avançada da equipe médica do SARASUL, o paciente foi conduzido de aeronave até Criciúma, onde foi encaminhado pela ambulância do SAMU até o hospital São José de Criciúma.
O paciente ficou na UTI, e segundo a sua mãe, ele sofreu mais cinco paradas cardíacas, foi submetido a hemodiálise, e teve infecção pulmonar grave. Foram ao todo 37 dias na UTI e 42 dias de hospitalização. Hoje, quase um ano depois do acidente, ele e seus pais foram até a base do SARASUL em um reencontro emocionante, conheceram a equipe que o socorreu naquele dia fatídico.
Esta ocorrência mostra o quão importante é o tempo resposta no emprego de uma aeronave no atendimento aeromedico. Com certeza, a agilidade e rapidez no socorro da vítima em questão, fizeram com que essa história tivesse um final muito feliz, destacou a equipe do Saer/Sarasul.