Geral Hospital Dom Joaquim de Sombrio, inaugura 10 leitos de UTI pediátrica na próxima segunda-feira, 18

Hospital Dom Joaquim de Sombrio, inaugura 10 leitos de UTI pediátrica na próxima segunda-feira, 18

11/09/2023 - 16h52

O Instituto Maria Schmitt (IMAS), é responsável pela administração de inúmeras unidades hospitalares do Extremo Sul. Com isso, o instituto está sempre buscando aprimoramentos nas unidades hospitalares da região. Na próxima segunda-feira, 18, o Hospital Dom Joaquim, do município de Sombrio, inaugura 10 leitos de UTI pediátrica. Feito que beneficiará toda a população da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Lucas Casagrande, o presidente do IMAS, Robson Schmitt, falou sobre a inauguração e o processo até alcançar o feito. “É um momento muito importante para a Amesc. Com esses leitos, passamos ter todas as áreas básicas de leitos de UTIs na nossa região. Esse feito traz mais segurança para a população. Sempre foram leitos muito limitados, infelizmente era comum transferirmos pacientes através do Saer/Sarasul, para unidades que possuíam os leitos”.

Sobre o avanço alcançado para a região, Robson ressalta. “Falo que a UTI é igual seguro de carro, nunca queremos usar, mas quando precisamos tem que estar ali de imediato. O fato dessas mudanças estarem acontecendo na Amesc, só mostra o quanto nossa região está se desenvolvendo na área da saúde e se Deus quiser, em breve, será um polo médico de renome para todo o Estado. Esses leitos vêm para ficar, foi um investimento bem significativo. Serão permanentes para dar o melhor a nossa população, totalmente SUS”.

Em relação a demanda registrada nos hospitais da região, como o Regional de Araranguá e o Dom Joaquim de Sombrio, Schmitt relata ser bem significativa. “Recebemos pacientes de todas as regiões. Esse trabalho tem mostrado que pode ser criado uma rede organizada. Estamos buscando excelência. Tínhamos muitas faltas, mas com muito trabalho, estamos conseguindo resolver todos os problemas. Sabemos que nenhum hospital vai conseguir fazer tudo, mas é preciso ter a capacitação para realizar o procedimento inicial”.

Na busca por mais avanços

O aprimoramento nas unidades hospitalares é de extrema importância para toda a região, visto que busca oferecer avanços em exames e cirurgias. Sobre isso, o presidente do IMAS ressalta os avanços que o instituto vem buscando. “Estamos aguardando a liberação do ministério da saúde, por conta da bariátrica no Hospital de Sombrio. Existe várias frentes trabalhando em inúmeras ideias, mas temos uma ideia muito clara, de em breve, trazer a neurocirurgia de média complexidade e talvez até de alta, para o Hospital Regional de Araranguá. Temos lutado para que os hospitais estejam cada vez mais equipados. O único hospital de Santa Catarina que utiliza a técnica de laser para quebra de cálculos, é o de Sombrio”.