Política Hospital Dom Joaquim retoma as atividades somente em fevereiro, prefeito Cesar Cesa assina ordem de serviço para a iluminação da ciclovia na Ara 227 e conselheiros tutelares tomam posse

Hospital Dom Joaquim retoma as atividades somente em fevereiro, prefeito Cesar Cesa assina ordem de serviço para a iluminação da ciclovia na Ara 227 e conselheiros tutelares tomam posse

11/01/2024 - 10h47

O diretor do Instituto Maria Schmitt, Dr Robson Schmitt, disse na manhã de hoje que o retorno de todas as atividades no Hospital Dom Joaquim de Sombrio deve acontecer somente em fevereiro. Ressaltou que haverá uma reunião na noite de hoje, onde a revisão de retorno total dos serviços pode ser antecipada. O hospital manteve apenas os atendimentos ambulatoriais e até o dia 20 de janeiro, as UTIS, podem voltar a funcionar.

Ajuda

Com um prejuízo estimado em R$ 8 milhões, em equipamentos e instalações físicas do hospital, o IMAS recebeu ajuda de uma família de Sombrio e espera a liberação de R$ 3 milhões, destinados pelo governo do Estado para a reconstrução do hospital.

Estrutura

Ainda segundo Robson, a estrutura que está sendo colocada é metálica com telhas de excelente durabilidade e segurança. Ressaltou que não foi possível colocar laje, uma vez que o tempo de retorno seria incalculável.

Desafogar

A situação de fechamento do hospital Dom Joaquim de Sombrio, somada ao grande número de turistas em nossa região, tem resultado em momentos de demora no atendimento no pronto socorro do Hospital Regional de Araranguá. A situação só deve se normalizar, quando o hospital de Sombrio, retornar a pleno em suas atividades.

Conselhos

Conselheiros tutelares tomaram posse ontem em praticamente todos os municípios de nossa região.

Arroio do Silva

No Balneário Arroio do Silva a posse aconteceu no fim da tarde de ontem. A cerimônia foi prestigiada pelo prefeito Evandro Scaini, vice Carlos Scarsanella, da presidente do Conselho, Rosimery Nagel, da secretária de desenvolvimento social, Edilane Pacheco Emerim (Nani), do Promotor de Justiça Pedro Lucas de Vargas, vereadores e demais autoridades. Tomaram posse como conselheiros tutelares, Alice Teresinha de Matos Ribeiro, Fabiano Alex da Silva, Kiria Finger Martins, Milcair José Aléssio e Tatiana Angélica Rodrigues. Os membros suplentes são: Lidromária Amaral de Lima e Vera Lúcia Klein Sant Anna Martins.

Maracajá

Em Maracajá a solenidade de posse foi no Centro de Convivência da Terceira Idade, e contou com a presença do prefeito Anibal Brambila, da primeira-dama, Claudete Brambila, da diretora de Assistência Social, Suzana Rocha, da Presidente do CMDCA, Marluci de Oliveira Gonçalves, e dos vereadores Edilane Nicoleite, João Rocha e Valmir Carradore. Tomaram posse os conselheiros, Claudete Ceni da Silva Zandonadi, Marcia Hendz Delfino Leandro, Márcia Prudêncio Pedro, Raquel Rute dos Santos e Viviane Porto de Medeiros. Já Adriani Hoepers Stefeneti foi empossada como suplente.

Meleiro

Em Meleiro a posse dos conselheiros aconteceu no gabinete do prefeito Éder Matos. O prefeito disse entender que se trata de um trabalho muito sensível e de extrema importância para o município. Tomaram posse os conselheiros Adrielli Mota, Henrique Antônio Manfredini, Judite Machado Martins, Josias Brina, Heitor Rangel Costa Neto.

Araranguá

Em Araranguá a posse se deu no Centro Multiuso onde foram empossados os conselheiros, Francine de Jesus, Fabrícia Pereira Scremim, Vânia Rejane Soares Elias, Rosane Vieira Souza e Indianara Colombo Ronchi. Em Araranguá a estrutura do conselho tutelar é excelente e recentemente um carro novo foi colocado à disposição pela administração municipal para a prestação do serviço.

Iluminação

Um pedido feito desde que a ciclovia na estrada Araranguá\Morro dos Conventos foi liberada para o trânsito, foi a iluminação. Ciclistas sempre reclamaram da escuridão na maior parte dos pontos, o que prejudicava tanto a prática do esporte à noite, quanto os muitos ciclistas que a utilizam para ir e vir do trabalho. Hoje o pedido começa a ser atendido, porque o prefeito Cesar Cesa assina em seu gabinete às 15h a ordem de serviço para que seja implantada a iluminação na ciclovia da rodovia ARA 227.

Trabalhos

Já no antigo leito da BR-101, o DNIT continua trabalhando e deixando em excelentes condições o trecho entre os acessos a BR-101, leito atual, a Araranguá. Ontem, proteções ao lado da pista num dos pontos do trecho estavam sendo colocadas e a ponte sobre o rio Araranguá já recebeu reparos e pintura. Em breve, o trecho deverá ser entregue à prefeitura e poderá se tornar uma grande avenida. O prefeito Cesar Cesa, já estuda o que fazer no trecho, mas deve passar pelo esporte e talvez um terminal de ônibus urbano e interestadual.

Duplicação já

Em plena temporada de verão e com o calor que está fazendo, transitar entre Araranguá e Arroio do Silva tem sido um exercício de paciência. Filas com trânsito lento são normais todos os dias, principalmente nos horários de pico. Outro problema é a redução da velocidade de veículos, cujos condutores querem sair da rodovia. Devido ao alto degrau, eles precisam diminuir sensivelmente a velocidade, antes de sair, fazendo com que o trânsito praticamente pare. Na chega da Arroio ontem, cones da Policia Militar, faziam os motoristas quase parar, mas o detalhe é que não havia nenhuma fiscalização, nem policiais no posto havia, portanto, desnecessário.

Mobilização

Na verdade, o que precisa é uma mobilização dos prefeitos Cesar Cesa e Evandro Scaini, das Câmaras de Vereadores e até da AMESC junto ao governo do Estado para a duplicação do acesso.