Geral Hospital Materno-Infantil Santa Catarina faz mutirão de cirurgias pediátricas

Hospital Materno-Infantil Santa Catarina faz mutirão de cirurgias pediátricas

22/05/2024 - 11h44

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma, unidade do Governo do Estado, realizou no último sábado, 18, um mutirão de cirurgias pediátricas que beneficiou 12 crianças de oito municípios do Sul do Estado.

Para tornar o ambiente ainda mais agradável aos pequenos pacientes, eles ganharam roupas do Batman e Super-Homem, além de diplomas de super-heróis. A equipe do hospital também entrou no clima e usou adereços dos personagens.

Os procedimentos foram realizados das 8h às 11h30min pelos cirurgiões Christian Prado e Rodrigo Demétrio. Estavam previstas 15 cirurgias, mas dois pacientes faltaram em razão do mau tempo na região.

Os beneficiados tinham entre um e nove anos e foram definidos pelo Sistema de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram realizadas cirurgias de postectomia (mais conhecida como “cirurgia de fimose”) e de exérese (extrações) de cisto. As crianças atendidas eram das cidades de Criciúma, Braço do Norte, Garopaba, Imaruí, Urussanga, Cocal do Sul, Laguna e Jaguaruna.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina possui o selo de reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA) na categoria Serviços Hospitalares. Para conquistar a certificação, a unidade superou os 70% da meta estipulada dos padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. Foram avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

O Hmisc é administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com o governo do Estado de Santa Catarina.