Geral HRA deve iniciar dentro de 30 dias cirurgias de alta complexidade em ortopedia

HRA deve iniciar dentro de 30 dias cirurgias de alta complexidade em ortopedia

04/04/2023 - 11h19

Uma reivindicação antiga está prestes a ser colada em prática na região. A novidade foi divulgada em entrevista especial no programa Dia a Dia, dessa terça-feira, 04, apresentado por Saulo Machado, na Rádio Araranguá. Os procedimentos ortopédicos de alta complexidade, incluindo as cirurgias, começarão a ser realizados no próximo mês no HRA (Hospital Regional de Araranguá), segundo o diretor do hospital, Kristian Souza. A autorização foi dada pelo governo de Santa Catarina. A informação foi confirmada por Carmen Zanotto, secretária de Estado da Saúde e por Andressa Ribeiro, gerente regional de Saúde, que também participaram do programa.
“Graças a Deus o governo entendeu a dor da região e possibilitou que o HRA se capacitasse. Nós cumprimos todos os quesitos, fomos o primeiro hospital a se capacitar na região, depois de uma década subiremos mais um degrau na saúde. Acreditamos que em 30 dias já estejamos prontos para iniciar o trabalho”, afirma Kristian.
Foco na qualidade
“Além de quantidade, estamos focados na qualidade. Nossa equipe é muito capacitada para cirurgia de alta complexidade, e as pessoas podem ficar tranquilas que toda equipe é muito competente para exercer com excelência esse segmento. A maior demanda hoje é prótese de quadril e joelho. As especialidades serão definidas, mas temos capacidade para atender todos, mas isso é uma construção que faremos aos poucos”, pontuou o diretor do HRA.
Andressa Ribeiro, gerente regional de Saúde ressalta que: “Sempre digo, basta colocar a saúde como prioridade e nosso governador fez isso. Ele sempre diz que gosta de gente e governa para cuidar das pessoas. Acreditamos que vamos vivenciar o melhor governo do nosso Estado”.
Filas de espera para cirurgias
“Em todas as nossas reuniões, coloco a questão das filas. Sempre peço para que atualizem o cadastro, as vezes falta algum exame, e pode ter nomes na lista de pessoas que já faleceram. Precisamos estar de mãos dadas para fazer essa transformação no nosso Estado. Existe a necessidade de atualização dos dados”, reforça Andressa.
Confirmado
Em entrevista ao programa Dia a Dia, da Rádio Araranguá, a secretária de Estado da Saúde Carmem Zanotto, ressaltou que o HRA será o primeiro habilitado na ortopedia de alta complexidade. “Dos 105 mil 340 pacientes, 20% são da ortopedia, em especial cirurgias de ombros, joelhos e quadril. O estado de Santa Catarina, junto com os municípios, deliberou a resolução do artigo 008 que vai permitir que todos os hospitais, que tenham os critérios que o Ministério da Saúde exige, possam se habilitar na alta complexidade da ortopedia. O primeiro hospital a ser habilitado foi o Hospital Regional de Araranguá. Juntos conseguiremos dar vazão ao atendimento desses pacientes conforme a determinação do governador Jorginho Mello, e lembrando que além de operarmos nossos pacientes temos que garantir a qualidade desses procedimentos cirúrgicos”.

Confira a entrevista completa também com outros assuntos relacionados a saúde:

https://open.spotify.com/episode/0BBErYpztWyqJYBYRWbj4o?si=5NntR1X-SiG4okIWWiZ6bA&nd=1