Geral Lagoa do Caverá: redução do volume de água chega a 50%

Lagoa do Caverá: redução do volume de água chega a 50%

25/04/2024 - 16h58

A Lagoa do Caverá localizada em Araranguá e faz divisa entre municípios de Balneário Arroio do Silva, Balneário gaivota e Sombrio sofre com a diminuição de seu espelho de água.

Segundo o Biólogo da FAMA (Fundação Ambiental do Município de Araranguá), João Luís Rosado a lagoa já reduziu 50% do seu tamanho. “De 1200 hectares a lagoa conta hoje com 600 hectares, é uma redução bastante drástica. Tem quatro municípios envolvidos, mas só quem vem discutindo a questão é Araranguá”, destaca o biólogo.

Atualmente não existe uma solução para o problema, já que o motivo da diminuição da lagoa ainda não é totalmente conhecido, sendo necessário um estudo técnico para saber a origem da drástica redução do volume de água. “Primeira coisa é ter o diagnóstico, depois saber quais ações realizar para mitigar esse problema”, afirma João.

Ainda segundo o biólogo, no inicio do mês de março, a FAMA esteve reunida com a promotoria da comarca de Sombrio, onde foi entregue um ofício através do conselho ambiental de Araranguá, para que o órgão emita uma notificação aos municípios de Sombrio e Balneário Gaivota para que não realizem intervenções que possam aumentar a vazão das águas da lagoa do Caverá.