Geral Liberada a passagem na Ponte Pênsil entre Passo de Torres e Torres

Liberada a passagem na Ponte Pênsil entre Passo de Torres e Torres

21/06/2024 - 13h39

Na manhã desta sexta-feira (21) foi liberada a passagem pedestres na Ponte Pênsil, que liga os dois estados entre Passo de Torres (SC) e Torres (RS). A obra estava pronta há algumas semanas, mas passava por rigorosas inspeções e ajustes de segurança para testagem da estrutura, como cabos, capacidade de peso, entre outros.

A capacidade máxima definida agora é de 10 pessoas por vez, já devidamente sinalizada no local. Os técnicos explicam que este número não foi determinado apenas baseado no peso suportado sobre a estrutura, mas também se levou em conta a capacidade de equilíbrio da quantidade de pedestres na passarela ao mesmo tempo. Antes a capacidade era de 20 pessoas.

A Ponte Pênsil agora está cerca de 2 metros mais alta do que a estrutura anterior. O novo projeto tem a altura equiparada à da ponte de concreto, Anita Garibaldi, facilitando a passagem dos barcos. O objetivo é dar mais segurança para pedestres e pescadores que trafegam com embarcações pelo Rio Mampituba.

“A conclusão deste projeto é uma verdadeira vitória, diante de tantos entraves burocráticos que enfrentamos. Mas agora a comunidade conta novamente com esta ligação entre os dois estados em uma ponte que atende aos mais altos padrões de segurança. Continuamos comprometidos em melhorar a infraestrutura e a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, declara o prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues.

Iluminação especial

Também há um projeto de iluminação para ser implantado na Ponte Pênsil. As luzes farão todo o contorno da estrutura, embelezando a paisagem noturna de Passo de Torres. A instalação deve ser finalizada em breve.