Política Licença ambiental destrava obra da Serra do Fundo Grande em Jacinto Machado

Licença ambiental destrava obra da Serra do Fundo Grande em Jacinto Machado

02/01/2026 - 09h41

A obra da Serra do Fundo Grande, em Jacinto Machado, deu um passo decisivo para sair do papel com a liberação da licença ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A informação foi destacada pelo deputado estadual Tiago Zilli, em entrevista ao apresentador Saulo Machado, na Rádio Araranguá.

Segundo o parlamentar, a conquista da licença é resultado de três anos de trabalho intenso, com reuniões semanais junto aos técnicos do IMA e ajustes constantes no projeto. “Foi um trabalho de persistência. Toda semana a gente estava no IMA, vendo o que faltava, ajustando o projeto. Agora, receber essa licença foi o melhor presente de final de ano”, afirmou Zilli.

A estrada faz parte do antigo Caminho dos Tropeiros, também chamada de Rota dos Tropeiros, com projeto técnico elaborado pela Unesc, respeitando rigorosamente as questões ambientais e preservando nascentes ao longo do trajeto.

“A serra terá cerca de cinco quilômetros de extensão, ligando o município de Jacinto Machado até a divisa com Cambará do Sul (RS), criando uma nova rota de integração com a Serra Gaúcha”, ressaltou o Zilli.

Diferente de outras serras da região, como a da BR-285, a Serra do Fundo Grande terá caráter turístico, sem tráfego pesado, voltada ao turismo, ao lazer e à valorização das belezas naturais. “Essa estrada vai colocar Jacinto Machado no mapa do turismo. Vai gerar oportunidades, movimentar pousadas, comércio e atrativos locais”, destacou o deputado.

Com a licença válida por 72 meses, a prefeitura agora poderá iniciar a abertura da estrada e buscar os recursos necessários para as próximas etapas, como a pavimentação. “Agora a licença está na mão. A obra pode começar. O próximo passo é levantar os custos e buscar os recursos para concluir”, concluiu Zilli.