Geral Lions Clube e Laboratório Rafael lançam campanha Novembro Azul com exames gratuitos e ação solidária em Araranguá

Lions Clube e Laboratório Rafael lançam campanha Novembro Azul com exames gratuitos e ação solidária em Araranguá

27/10/2025 - 09h19

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o vice-presidente do Lions Clube, Luiz Gonzaga Pereira, o urologista Dr. Pedro Henrique Messina, a diretora de marketing Marnie Costa e o Dr. Rafael Bunn apresentaram os detalhes da campanha Novembro Azul, realizada em parceria entre o Lions e o Laboratório Rafael.

Segundo Marnie, a iniciativa oferece 50 exames gratuitos de PSA (Antígeno Prostático Específico), importante para a detecção precoce do câncer de próstata. “Teremos essa parceria muito importante com o Laboratório Rafael, onde ele estará doando os exames. Entretanto, o homem precisa estar agendando com antecedência. No dia do exame, leva um litro de leite, ou mais, e faz o seu exame. Esse leite será destinado à campanha de Natal. Essa ação tem o nome de Adolfo Bunn. Os agendamentos podem ser feitos pelos números (48) 9 9127-0055 ou 3524-6650, até o dia 30 de novembro, ou enquanto houver vagas”, explicou.

O vice-presidente do Lions destacou o caráter humano da ação. “Dentre todas as nossas atividades, levamos essa campanha com o nome do nosso ex-companheiro Adolfo Bunn. É uma parceria de extrema importância que ajuda os homens e a sociedade em geral. Essa campanha do Novembro Azul é muito importante”, afirmou Luiz Gonzaga.

Câncer de próstata

Durante a entrevista, o Dr. Pedro Messina ressaltou a gravidade da doença e a importância da prevenção. “O câncer de próstata é uma doença de alta incidência, a mais comum entre os homens depois do câncer de pele. É também uma das que mais mata, perdendo apenas para o de pulmão. O grande problema é que ela não apresenta sintomas nas fases iniciais e é justamente quando precisamos diagnosticá-la, porque as chances de cura ultrapassam 90%”, explicou.

Exame de toque e PSA

O Dr. Rafael Bunn reforçou a importância do exame de PSA e os cuidados antes da coleta. “É um exame simples, mas exige preparo. O homem deve evitar atividades como andar de moto, cavalo ou ter relações sexuais três dias antes da coleta, pois elas podem alterar o resultado. O PSA é uma proteína produzida pela próstata, e o aumento dela no sangue pode indicar problemas”, detalhou.

Os especialistas também destacaram que o exame de toque continua sendo fundamental. “O toque retal complementa o PSA. Ele pode aumentar a suspeita de diagnóstico e traz informações valiosas. A combinação dos dois exames é o que nos dá segurança para seguir com o tratamento adequado”, explicou Dr. Pedro.

Encerrando, Dr. Rafael reforçou: “É importante que o paciente leve uma lista de sintomas ou qualquer observação. Isso ajuda o médico a entender melhor o caso e a oferecer o melhor atendimento possível”.