
Manutenção na rede: parte de bairro de Araranguá pode ficar sem água na manhã dessa terça
Na tarde desta segunda-feira, dia 11, o engenheiro do SAMAE, Mário Copetti conferiu às obras para recuperação das margens do Rio Araranguá, na Rua Rui Barbosa. A benfeitoria está sendo providenciada pela Prefeitura Municipal e tem o objetivo de conter os constantes desmoronamentos.
No local, a equipe operacional da autarquia vai substituir, cerca de 50 metros da adutora do tradicional PVC com 140mm, cujo material é rígido, por tubos Defofo com 63mm, que oferecem intercambiabilidade. O serviço é estratégico e permitirá contornar o local que recebe a obra: “Vamos realizar o serviço a partir das 7h30min desta terça-feira, dia 12.
Em virtude disso, as unidades consumidoras situadas no perímetro entre a empresa Comercial Difendi Zanette e o escritório da Celesc – apenas como pontos de referência – poderão ficar temporariamente sem água. A previsão é de normalizar o abastecimento até o meio-dia”.
A ação realizada na Rua Rui Barbosa, popular Beira-Rio, conta com várias frentes de atuação. O projeto de geotecnia desenvolvido pela empresa Planejar Engenharia visa proporcionar estabilização e contenção dos taludes adjacentes ao corpo hídrico. Ele está dividido em etapas que consistem na substituição de solos de baixa resistência, por pedra detonada, execução de gabiões, e implantação do aterro compactado. Além disso, serão colocadas geogrelhas biaxiais para reforçar a estabilização do solo, antes de ser colocado o pavimento.
Já a empresa B & B Engenharia, terá a incumbência de fornecer os materiais e equipamentos necessários para a execução da contenção de solo com gabiões e solo de reforço.
O prefeito César Cesa salientou que a obra é importante: “Este é um problema que não pode mais receber tratamento paliativo, é preciso resolver definitivamente este transtorno. Por ser uma obra muito complexa e de alto custo, tomamos todas as medidas para solucionar o problema de desmoronamento que acomete a Beira-Rio há muitos anos”.