
Material escolar: Procon de Araranguá constata diferença de até 250% no preço de itens similares
O Procon realizou uma pesquisa, em Araranguá, para apurar preços de itens que compõem o material escolar. Durante o levantamento foi constatado que, em alguns casos, a diferença foi de até 250% a mais, conforme o local e marca do produto.
Segundo a diretora do Procon municipal de Araranguá, Cristiana Rzatki, a melhor opção ainda é a pesquisa de preços. “Não temos um meio de resolver está questão ainda, pois o material escolar não é tabelado é oferta de mercado”.
A diretora ainda ressalta que tudo depende do material escolhido. Ou seja, são produtos similares que podem variar muito no valor.
A tecnologia ainda pode ser uma forte aliada na hora da escolha. Hoje com a facilidade da internet o orçamento pode ser feito em poucos minutos pelos pais.
Atenção com a listas escolares
É importante que os pais fiquem atentos à lista feita pelas instituições de ensino. “Temos uma legislação bem especifica, podendo ser pedido apenas materiais de uso individual do aluno, que o próprio irá usar, como caderno, lápis, lápis de cor, régua e borracha, materiais que podem ser cobrados pelas escolas”, explica Rzatki.
Seguindo o raciocínio, a diretora do Procon municipal cita os materiais que não devem ser exigidos. “São itens como: papel higiênico, produto de limpeza, pincel para quadro branco, giz e remédios”, e ainda alerta: “se o mesmo acontecer, os pais podem questionar a unidade de ensino”.
Unidade do Procon de Araranguá
Em caso de dúvidas o Procon de Araranguá fica localizado na Av. 15 de Novembro – Centro, Araranguá – Infinity Business & Shopping – 13º andar
Telefone para contato: (48) 3521-3550