Geral Matrículas para Rede Municipal de Ensino de Araranguá iniciam dia seis de novembro 

Matrículas para Rede Municipal de Ensino de Araranguá iniciam dia seis de novembro 

30/10/2023 - 17h26

Com o ano letivo se encerrando, os preparativos para as matrículas e rematrículas já começaram na rede de ensino de Araranguá. Com isso, a Secretaria de Educação, informa que a partir do dia 6 de novembro até o dia 8 de dezembro de 2023, acontece a realização das matrículas do Ensino Fundamental nas escolas da Rede Municipal.

Para a realização, os pais ou responsáveis devem procurar escola do seu interesse e levar os seguintes documentos:

• Foto 3×4

• Certidão de nascimento ou identidade com CPF;

• Carteira de vacina;

• Declaração atualizada de vacinas (cedidas pelos postos de saúde);

• Carteira de identidade ou documento dos pais/responsáveis (CPF e RG);

• Cartão SUS da criança;

• Comprovante de residência dos pais/responsáveis atualizado;

• Laudo médico caso a criança possua deficiência;

• Cartão Bolsa Família (caso a família seja atendida pelo programa)

• Termo de guarda ou tutela expedido por autoridade judiciária (em caso de adoção, guarda compartilhada ou guarda unilateral)

• Atestado de frequência para crianças em turmas do 2º ano em diante.

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Atualidades, apresentado por Juliana Oliveira, a coordenadora de Matrículas, Helen Matos, a diretora pedagógica do Departamento Infantil, Hully Gerônimo, a diretora do Departamento Fundamental, Miriam Simoni e a diretora do Departamento Infantil, Joice Fontana, falaram sobre a abertura de matrículas nas creches e Centro de ensino Infantil (CEI), de Araranguá.

Os cadastros para a lista de espera do Departamento Infantil iniciam nesta quarta-feira, dia 1 de novembro. “Comparado com outros municípios em números, a lista não é tão grande. Hoje estamos com cerca de 80 crianças. Nessa primeira semana, a gente realiza um mutirão na secretaria de Educação, atendendo aos pais. Nosso atendimento acontecerá das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O cadastro da lista de espera não encerra, ele vai até o ano que vem”, explicou Helen.

Já para as matrículas do pré-escolar, a coordenadora de Matrículas, Helen Matos ressalta. “Acontecem a partir do dia 6 de novembro até o dia 24, para crianças que completam quatro anos até o dia 31 de março de 2024. No caso dos CEIs, os responsáveis devem procurar a secretaria de Educação, já para as escolas é diretamente nas escolas”.

Para o ano de 2024, a diretora do Departamento Fundamental, Miriam Simoni ressalta que a educação de Araranguá terá duas escolas integrais, contando com o pré-escolar. “Serão duas escolas que serão integrais, o dia inteiro. A criança chega na escola às 8h e vai embora às 17h. Durante esse período será oferecido além da educação, a alimentação e toda a estrutura necessária para o ensino. Não será contra turno, será integral. As escolas serão a EBM Almerindo Manoel Da Luz no Campo Verde, e a escola nova, EEB Normélio Cunha que fica localizada atrás da balança. Essas unidades de ensino poderão receber aproximadamente 180 alunos. A matrícula será aberta para todos. Nessas, o pré-escolar e primeiro ano, já estão com as vagas preenchidas. Para matrículas e rematrículas o prazo vai até dia 8 de dezembro, nas escolas”.