
“Meio ambiente não é só plantar árvore”, diz prefeito Cesar destacando ações ambientais em Araranguá
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa, destacou em entrevista à Rádio Araranguá iniciativas ambientais em andamento no município, reforçando a importância de ações práticas e conscientes além do plantio simbólico de árvores.
“Temos um projeto único em todo o Brasil, que é o plantio de árvores frutíferas em todas as áreas verdes da cidade. Araranguá possui 200 áreas verdes urbanas, onde já plantamos 14 mil mudas e, com uma nova licitação, vamos plantar mais 19 mil. Seremos referência nacional. Essas árvores vão fornecer frutas tanto para as pessoas quanto para os pássaros. Pretendemos concluir esse projeto nos próximos dois anos”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, essa iniciativa também favorece a melhoria da qualidade do ar e promove o uso correto dos espaços públicos. “Área verde é para ter árvores. Agora, querer plantar árvore nativa de grande porte no centro da cidade, como em gestões anteriores, não vamos mais fazer. Isso não é adequado para áreas urbanas”, explicou.
Cesar Cesa também comentou sobre o projeto de adoção de rotatórias da cidade, destacando a parceria entre o poder público e a sociedade. “Fui questionado por supostos gastos com flores nas rotatórias. Mas nós não gastamos nada. As flores são adotadas por empresas e cidadãos, como a própria Rádio Araranguá, que planta e cuida das flores em algumas rótulas. O governo não pode agir sozinho, é preciso a participação de todos”, frisou.
Na área do turismo e saneamento, o prefeito anunciou novidades. “Vamos investir no turismo de água doce. Estamos licitando uma máquina que anda sobre a água para fazer a limpeza dos nossos rios e lagos. Dentro de 40 dias ela deve ser adquirida. Já no Morro dos Conventos, o esgotamento sanitário está com recursos garantidos junto ao governo federal. A estação do Paiquerê está pronta, e agora vamos atuar no loteamento Delci e na beira da praia. Nosso objetivo é conquistar o selo azul de praia limpa de forma definitiva”, declarou.
Atualmente, mais de 45% da cidade já conta com esgoto cloacal tratado. Cesar reforça que a meta é cumprir com o novo marco do saneamento até 2033, com 100% de cobertura. Contudo, ele alertou sobre irregularidades que ainda ocorrem. “É o fim do mundo ver o esgoto passando na frente de condomínios e as pessoas usando ponteiras para não pagar água nem esgoto. Isso é um risco à saúde. Se a água não está contaminada hoje, pode estar amanhã. E o uso de água com ferro pode causar problemas no futuro. A ligação ao esgoto é obrigatória quando a rede passa na frente do imóvel”, alertou.
O prefeito encerrou a entrevista com uma mensagem direta: “Meio ambiente não é só plantar árvore. É atitude, consciência e respeito com a cidade e com a saúde das pessoas”.