Geral Meleiro se torna referência nacional no saneamento básico 

Meleiro se torna referência nacional no saneamento básico 

23/02/2024 - 15h51

O Município de Meleiro está no ranking das cidades que registraram a melhor proporção de acesso à rede de coleta de esgoto, saneamento básico e coleta de lixo no país, segundo apurou o IBGE no último Censo 2022. As informações foram reveladas na sexta-feira, 23, na divulgação “Censo 2022: Características dos domicílios – Resultados do universo”.

Números em Meleiro

De acordo com os números da divulgação, o Município de Meleiro, que conta com 7.006 habitantes (IBGE 2022), 99,87% da população tem água canalizada; 99,5% dos moradores tem coleta de esgoto, 99,96% dos moradores possuem banheiro e 85,91% dos moradores contam com coleta de lixo.

Para o Prefeito Eder Mattos, os números refletem uma nova realidade em função do trabalho constante da Administração Municipal e do Serviço Autônomo Municipal de Águas e Esgoto, SAMAE, que tem envidado esforços para levar água potável para a população, bem como a rede de esgoto sanitário. “Recentemente, com muito esforço e luta contra o sistema, conseguimos levar rede de água para mais de 300 moradores do distrito de Sapiranga. Outra iniciativa da autarquia foi de construção de um reservatório com capacidade para 120 milhões de metros cúbicos de água, nas margens do Rio Manoel Alves. Hoje o município não sofre mais falta de água como acontecia no passado, graças a essa iniciativa”, destaca.