Geral Memorial ao Frei Egídio Moscini será inaugurado nesta sexta-feira em Turvo

Memorial ao Frei Egídio Moscini será inaugurado nesta sexta-feira em Turvo

11/01/2023 - 17h21

Nesta sexta-feira, 13, às 10h, será inaugurado em Turvo um memorial ao Frei Egídio Moscini. O memorial fica no Seminário Menor da Ordem dos Servos de Maria, onde o frei passou parte de sua vida.

Nascido em Valentano, na Itália, no ano de 1884, aos 21 anos Frei Egídio ingressou na Ordem Servos de Maria. Em 1921, veio para o Brasil, aportando em Rio Branco, e durante 12 anos trabalhou no Acre. Após passagem pelo Rio de Janeiro, em 1947, veio para Santa Catarina, permanecendo na cidade de Araranguá até 1952, quando se mudou para o município de Turvo. Residindo no Seminário Menor da Ordem dos Servos de Maria, Frei Egídio conquistou a admiração pelo seu trabalho e dedicação em favor dos mais necessitados. Orientou pequenos agricultores na região até a data de seu falecimento, em Turvo, em 1976, aos 92 anos.

O ex-seminaristas, Osni Alves e José Pedro Idalino, integrantes do grupo OSMeninos de Turvo que se dedica ao processo de canonização, estiveram no programa Atualidades da Rádio Araranguá, fazendo o convite e também falando sobre a vida do frei. “O frei tem um histórico de santidade, um histórico de milagres. Estamos resgatando a memória e os testemunhos das pessoas que estão recebendo graças através de intercessão dele”, relata Idalino.

Reza e trabalha era o lema do frei, que teve uma vida humilde e sempre trabalhou em prol dos menos favorecidos. Ajudava os agricultores com técnicas agrícolas e sempre se encontrava rezando o terço chamado de coroa, que comtempla as dores de Maria. “Ele trabalhava com duas ferramentas: a inchada e o terço. Ele rezava baixinho com ele mesmo. A gente via essa santidade, um homem que não nunca fez mal para ninguém, todas as pessoas que conviveram com ele falam bem dele. Ele dedicou a vida inteira para os outros”, comenta Osni.

O grupo OSMeninos de Turvo trabalha desde 2015 em prol da canonização de frei Egídio Moscini.

Confira a entrevista completa.