Geral Mudanças climáticas: semana de instabilidade no Extremo Sul Catarinense

Mudanças climáticas: semana de instabilidade no Extremo Sul Catarinense

30/04/2024 - 07h32

A semana no Extremo Sul Catarinense está sendo marcada por instabilidade climática, conforme previsto pelo meteorologista Ronaldo Coutinho. Na manhã desta terça-feira, dia 30, os moradores da região acordaram com chuvas persistentes, indicando um dia chuvoso e pouco propício para atividades ao ar livre.

Segundo Coutinho, essa instabilidade persistirá ao longo do dia, com variações climáticas que podem incluir momentos de melhora e até mesmo abertura de sol. No entanto, o especialista alerta que será um dia desafiador para quem planeja realizar qualquer tipo de atividade ao ar livre.

“Pode ser que de uma melhorada, até abertura de sol. Porém será um dia chato para quem quer realizar alguma atividade ao ar livre”, destaca.

As previsões para os próximos dias apresentam uma sequência de mudanças significativas no clima. Na quarta-feira, há poucas chances de chuva, com uma tendência de aquecimento gradual. Contudo, a situação se altera na quinta-feira, com a passagem de uma frente fria e a entrada de ventos vindos do Sul. Isso resultará em uma queda brusca na temperatura, acompanhada por trovoadas e chuvas.

“No decorrer de quarta-feira, poucas chances de chuva, esquentando o clima. Na quinta passa a frente fria e entra o vento Sul, o que faz cair a temperatura e traz trovoadas e chuvas”, explica.

A partir da sexta-feira, a previsão indica a possibilidade de um grande volume de chuva, estendendo-se até o sábado e a manhã de domingo. Entretanto, há uma perspectiva otimista para o domingo à tarde, com uma melhoria nas condições climáticas e um aumento na temperatura.

“Pode ter um grande volume de chuva na sexta, sábado e manhã de domingo. Domingo a tarde o tempo melhora e sobe a temperatura”, ressaltou.