Esportes Musculação: pergunte quantas vezes forem necessárias, mas evite começar fazendo errado

Musculação: pergunte quantas vezes forem necessárias, mas evite começar fazendo errado

12/12/2022 - 14h57

Hoje no nosso blog Segunda Eu Começo, o tema é a pedido e elaborado com todo o carinho para vocês leitores. Iremos falar sobre musculação.

Vamos tirar algumas dúvidas e que são frequentes. Mas fiquem tranquilos pois, questionamentos surgem o tempo todo e estamos aqui para elucidá-los. Os exercícios devem ser feitos de forma correta e com o acompanhamento adequado. Por isso, nunca tenha vergonha de perguntar, afinal, não nascemos sabendo.

  • É normal sentir dores um ou dois dias após a prática dos exercícios?

É normal sim caro leitor. Conhecidas como dores tardias, elas acontecem porque ocorre uma micro ruptura nas fibras musculares e no tecido conjuntivo. Isso causa uma inflamação que desencadeia a dor. Vale lembrar que também é normal sentir dores quando ocorre mudança nos treinos.

  • Musculação e um treino aeróbico?

Claro que não. Essa e uma atividade considerada anaeróbica e produz energia sem oxigênio.

  • Só terei resultados se sentir dores?

Nem sempre os exercícios causam dor. Mas quando acontecem, elas aparecem no período pós-treino e estão relacionadas a intensidade. O ideal é você desenvolver um treino de acordo com sua condição física e sempre focado nos seus objetos. Ah e claro, não esqueça do acompanhamento de um profissional especializado.

  • O emagrecimento só ocorre com a prática de exercícios aeróbicos? 

Existe uma diferença entre gasto calórico e emagrecimento. O exercício aeróbico gera maior mobilização de reservas de gordura, enquanto as atividades anaeróbicas dependem de reservas de glicogênio. A eficiência para alcançar o peso ideal é a soma do gasto calórico total. O indicado é aliar as duas atividades para obter os resultados esperados.

  • A única função da musculação e deixar as pessoas musculosas?

Não. Ela pode ser direcionada para o alcance da melhoria de resistência, fortalecimento da estrutura óssea, ganho de potência e força muscular, além de ajudar no processo de emagrecimento.

  • Quanto mais alta a carga, melhor o resultado na musculação?

Os resultados não dependem do aumento da carga. O que define a eficiência é a amplitude do movimento, aliada a velocidade da execução e a adoção de hábitos saudáveis, onde enquadram-se alimentação adequada e respeito ao descanso entre um treino e outro.

Espero que as dúvidas dos leitores tenham sido sanadas. E nunca esqueçam: é melhor perguntar do que fazer errado e acabar prejudicando você mesmo. Deixe a vergonha de lado e bora fazer o certo.

Beijos e até mais!