
Músico Anddy relembra sua trajetória e fala sobre a carreira em entrevista ao programa 95.5 Entrevista
O músico Anderson Cardoso Friebel, mais conhecido como Anddy, foi o convidado especial do programa 95.5 Entrevista, da Rádio Araranguá, apresentado por Gregório Silveira. Durante a conversa, Anddy contou um pouco sobre sua história e evolução como artista, desde os primeiros passos até a carreira já consolidada.
Natural de Caxias do Sul (RS), Anddy se mudou para Santa Catarina ainda criança, aos dois anos de idade. Foi em terras catarinenses que ele começou a traçar seu caminho no mundo da música. Aos oito anos, pegava o violão de seus avós e tios para treinar, e com o tempo, foi desenvolvendo suas habilidades de forma autodidata.
“Somente nasci em Caxias do Sul, porque logo cedo nos mudamos para Santa Catarina. Me considero um araranguaense nato. Passei toda minha infância e juventude em Araranguá. Meus tios sempre se reuniam final da tarde e tocavam e cantavam músicas. Na época eu ficava observando-os e passava a pegar o violão e aprender a tocar”, relembrou o músico.
Aos 15 anos, foi convidado por amigos de escola para integrar sua primeira banda. Não demorou muito para que Anddy começasse a animar bailes e eventos pela região, ganhando experiência e reconhecimento. Movido pelo desejo de melhorar constantemente, ele decidiu estudar música e se profissionalizou.
“Éramos meninos que estudavam no colégio Maria Garcia Pessi e se reuniam para fazer um som. Tivemos uma trajetória muito bacana, porque sempre que podíamos, tocávamos em todos os lugares. Fiz grandes amigos que levo até hoje. A Banda Perfil aconteceu com tudo muito rápido. Caímos na graça do povo e as pessoas gostavam muito. Foi o começo de tudo e durou aproximadamente cinco anos. Com o passar do tempo, busquei me profissionalizar na música e passei a estudar. Após isso, fui para outra banda e depois me mudei para os Estados Unidos. Voltando para o Brasil, ingressei novamente nas bandas da região e desenvolvemos um carinho muito bacana pelas badas”, relatou.
Atualmente, Anddy segue carreira solo e busca levar alegria e boa música ao público. Seu repertório é eclético, com canções que marcaram os anos 60, 70, 80 e 90, misturadas a sucessos atuais, adaptando-se ao estilo de cada evento.
“Com o passar do tempo, o cansaço tomou conta. Pensando nisso, resolvi montar uma banda minha. Convidei alguns amigos, dentre eles, muitos que começaram juntos na Banda Perfil e montamos nossa banda. Fui resgatando a galera e foi dando certo cada vez mais. Atualmente tocamos em eventos regionais e a galera gosta muito. Tocamos de tudo, o que agrada todos os tipos de gosto”, relatou.
Com essa versatilidade e paixão, Anddy segue conquistando espaço no cenário musical, sempre com o compromisso de oferecer qualidade e diversidade ao seu público. “Além de eventos, também realizamos casamentos, onde animamos as festas com muita música boa e animada”, concluiu.