Geral Nativo do Morro dos Conventos Luciano Pires conta sua trajetória dos campos de futebol até a política

Nativo do Morro dos Conventos Luciano Pires conta sua trajetória dos campos de futebol até a política

23/02/2024 - 10h56

O convidado do 95.5 Entrevista desta quinta-feira, 23, em uma fase especial de sua vida conseguiu realizar o sonho de todo menino: ser jogador de futebol. Hoje é vereador na cidade de Araranguá, estamos falando de Luciano Pires. Nativo do Morro dos Conventos vivia jogando bola pelos campos, e com o grande movimento na alta temporada, os turistas falavam que iriam levar ele para jogar futebol. “Com 14 anos, um gaúcho que meu pai conhecia há muito anos me levou para fazer um teste no Grêmio, e assim eu deixei a infância de lado. Tenho boas lembranças da minha infância”, conta Luciano.

No período em que jogava ele se distanciou dos estudos, mas seus pais sempre o incentivaram. “Quando eu estava tentando ser jogador eu parei de estudar, mas logo depois voltei atrás e continuei com os estudos, fiz minha faculdade. Meus pais sempre falavam, mesmo jogando bola você não pode parar de estudar”, relata.

Sua carreira na política começou quando foi convidado a ser diretor de esportes do município. “Foram quatro anos muito bacanas na minha vida, revolucionamos o esporte em Araranguá. Fizemos uma série de coisas importantes naquele período, que me credenciaram a ser candidato”, relembra.

Sobre os desafios vivenciados na vida pública, Luciano destaca a dificuldade que encontrou no primeiro mandato. “Quando assumi a maior dificuldade era a situação da cidade com os precatórios. Eu tinha muita dificuldade de entender isso, mas aos poucos as coisas foram se encaixando. Cheguei muito afoito no primeiro ano, achei que ia fazer algumas coisas e tive algumas dificuldades, então esse foi o primeiro aprendizado. Tive uma boa relação com o ex-prefeito Mariano e hoje também tenho com o prefeito Cesar, independente de quem esteja pilotando o nosso avião eu torço e faço de tudo para que os prefeitos tenham governabilidade e possam fazer com que a cidade ande, cresça e se desenvolva”, comentou Luciano que também afirmou  que é pré-candidato a vereador nas eleições de 2024.  

Sobre a iniciativa da parceria com Instituto Mix e a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Luiz Dias, no Morro dos Conventos, onde a empresa oferecerá um curso profissionalizante de Informática para 18 alunos com a melhor média do oitavo e nono ano, Luciano destaca a importância do curso. “É um sonho antigo, e eu já havia conversado com Alex do Instituto Mix, para usarmos a escola modelo que fica na sede da franquia. Por que é importante esse curso?  Porque todas as crianças que estão lá tem telefone, e não conseguem mais mexer no computador pois estão só no celular. É um investimento muito grande na educação e sou muito grato ao Alex”, destaca.

Confira a entrevista completa: