
“Nossa previsão é que em meados do mês que vem já comece a funcionar”, diz secretária de Educação sobre projeto “Creche no período noturno”, em Araranguá
Em Araranguá o projeto “Creche no período noturno”, uma das grandes metas da administração municipal, está prestes a sair do papel, tornando a região referência na educação.
A prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores, o projeto que trata sobre a autorização do funcionamento dos Centros de Educação Infantil (CEI), e das creches, inclusive, as conveniadas com o município, em horário noturno. Possivelmente a votação na câmara acontecerá na sessão desta segunda-feira, 16.
Para falar mais sobre o assunto, a Rádio Araranguá entrevistou no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, a secretária de Educação, Mariluce Rodrigues, que explicou como funcionará o projeto. “Esse é um dos temas que estavam no plano de governo do prefeito. De acordo com Cesar, o projeto era para entrar no ano passado, mas devido à falta de condições para o atendimento, realizamos agora. Hoje passará o projeto na Câmara e vale relatar que existirá alguns critérios”.
A secretária ressalta que haverá restrições para realizar a matricula. “Os responsáveis precisarão comprovar, com sua carteira de trabalho sua jornada. Além disso, será necessária uma declaração do empregador informando os horários trabalhados. Esse projeto é pioneiro em Araranguá. Com isso, estaremos em caráter experimental. Fomos em outros municípios buscar informações, e averiguar esses lugares que já possuem uma caminhada nessa demanda. Queremos deixar claro para a população que é totalmente em caráter experimental, sendo bem possível a necessidade de ajustes a todo o momento, até a população ser de fato, favorecida”.
Mariluce explica como funcionará o projeto e a creche que será utilizada. “Será uma creche conveniada, no bairro da Cidade Alta. Que devido à localização, julgamos melhor. Um dos pontos que pensamos, será que a criança que estuda na creche noturna, não pode frequentar o dia? A princípio, o horário será das 17h às 23h. Tudo será ajustado com cuidado, para a criança não ultrapassar o período de horas na unidade. Se deixarmos livre, pode ter certeza que ficará crianças 14h na creche. Esse projeto será um suporte para os pais que precisam trabalhar fora”.
Por ser uma creche conveniada, a secretária ressalta que facilita muito ao município. “A conveniada facilita muito ao município. Por conta de os funcionários serem pela unidade, eles que contratam. Essa governança fica por conta da unidade, o que facilita bastante para nós. O desejo do prefeito é que inicie ainda neste ano”.
Com a aprovação na Câmara de Vereadores, Mariluce explica em quanto tempo a creche passará a funcionar de forma diferenciada. “Nossa previsão é que entrando hoje e sendo aprovado, em meados de mês que vem, já comece a funcionar. Serão ajustes pequenos para que esse projeto aconteça”.