
Nova escola estadual em Balneário Arroio do Silva terá licitação aberta no início de 2026, confirma secretária Luciane Ceretta
Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, a secretária de Estado da Educação de Santa Catarina, Luciane Ceretta, confirmou que a licitação para construção de uma nova escola estadual em Balneário Arroio do Silva será aberta no início do próximo ano. O anúncio foi feito após reunião realizada nesta quarta-feira, dia 7, em Florianópolis, com o prefeito Evandro Scaini e vereadores do município.
“Já estamos com o processo licitatório encaminhado para a Secretaria de Infraestrutura, e no começo do ano devemos ter a ordem de serviço para fazer a entrega formal no município e fazer o anúncio oficial”, anunciou Luciane Ceretta.
A secretária lembrou que Balneário Arroio do Silva foi o primeiro município visitado por ela após assumir a pasta, justamente devido à alta demanda de estudantes, muitos deles oriundos do Rio Grande do Sul.
“Ontem recebemos o prefeito Scaini e vale destacar que o município foi o primeiro que visitei quando assumi a secretaria, justamente pela alta demanda de alunos que tem, muitos provenientes do Rio Grande do Sul. A escola que já existe, a Apolônio Ireno Cardoso, não comporta toda essa demanda. Diante disso, assim como iniciamos o processo de revitalização da Apolônio, começamos o processo de construção da nova unidade. Já fizemos toda a sondagem do terreno, temos o projeto pronto e já encaminhamos para a Secretaria de Infraestrutura para dar início ao processo licitatório”, explicou.
A nova escola estadual contará com quadra poliesportiva coberta, refeitório ampliado e laboratórios modernos, tornando-se uma referência na região. “Será uma escola com estrutura completa, quadra poliesportiva, refeitórios ampliados e laboratórios importantes. Nossa estimativa é que no começo do ano que vem tenhamos a Ordem de Serviço para ser entregue no município. Serão mais de mil a 1.200 alunos atendidos”, destacou Ceretta.
Além disso, a secretária também falou sobre o planejamento de novas contratações de professores efetivos em 2026, por meio de concurso público estadual. “Toda vez que ampliamos uma estrutura, precisamos de mais profissionais. Esperamos que em abril do próximo ano seja aberto um novo concurso público, para reduzir o número de ACTs e ampliar o número de efetivos, garantindo professores com maior vínculo e comprometimento com a rede”, ressaltou.