Nova Paróquia São Francisco de Assis e Nossa Senhora Desatadora dos Nós será instalada em Araranguá no dia 1º de fevereiro
Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, o padre Marcos Aurélio Mazurowski, novo pároco, e o diácono Rithele Lima, diácono auxiliar, detalharam a criação da Paróquia São Francisco de Assis e Nossa Senhora Desatadora dos Nós, que será oficialmente instalada no próximo dia 1º de fevereiro, com a ereção canônica e a posse do primeiro pároco. A celebração contará com a presença do bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, e será marcada por uma carreata e caminhada simbólica pelas ruas da cidade.
“A nova paróquia terá sua igreja matriz no bairro Jardim das Avenidas e nasce a partir do desmembramento do território pastoral do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, em razão do crescimento populacional e da necessidade de maior proximidade entre a Igreja e a comunidade”, relataram.
Criação da paróquia e proximidade com o povo
Segundo o padre Marcos Aurélio, a criação da nova paróquia atende a um pedido direto de Dom Jacinto e responde a uma realidade pastoral desafiadora. A região atendida reúne cerca de 30 mil fiéis, número superior à população de alguns municípios da região.
“O rebanho precisa de proximidade. Quando a paróquia cresce demais, o pastor não consegue conhecer suas ovelhas. Viemos para caminhar junto, acolher, ouvir e estar presentes na vida das pessoas”, destacou o pároco.
O diácono Rithele Lima reforçou que a Diocese de Criciúma tem adotado, nos últimos anos, uma política de criação de novas paróquias justamente para fortalecer a acolhida, a hospitalidade e a presença pastoral. Em 16 anos, Dom Jacinto já criou quase 20 paróquias na diocese.
Organização e funcionamento
Com a criação da nova paróquia, as comunidades que antes pertenciam ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens passam a integrar a Paróquia São Francisco de Assis e Nossa Senhora Desatadora dos Nós. “O Santuário permanece com sua programação normal, especialmente no atendimento ao Centro de Araranguá, mantendo seu caráter diocesano e aberto a todos os fiéis”, explicaram.
Batizados, casamentos, confissões, visitas a enfermos e demais atendimentos pastorais das comunidades do novo território passam a ser realizados pela nova paróquia. “No entanto, celebrações no Santuário continuam possíveis por motivos afetivos ou devocionais, mediante os trâmites canônicos habituais. Administrativamente, a paróquia passa a ter CNPJ próprio, autonomia administrativa e organização pastoral independente, seguindo as diretrizes da Diocese”, ressaltaram.
Abrangência territorial
A nova paróquia atenderá bairros como Barranca, Parque Alvorada, Vila São José, Coloninha, Santa Rosa de Lima, Moradas do Sol, Caverazinho, Urussanguinha, Vila Verde, Arapongas, entre outros, tendo o Jardim das Avenidas como sede.
Espiritualidade, acolhida e crescimento
Durante a entrevista, padre Marcos destacou que o lema inicial da nova paróquia será inspirado na oração de São Francisco de Assis: “Onde houver ódio, que eu leve o amor.”
“A proposta pastoral será centrada no crescimento espiritual, humano e comunitário, valorizando a escuta, o acolhimento e o acompanhamento próximo das famílias, em um contexto marcado por desafios emocionais e sociais. Além disso, a criação da paróquia ocorre em um momento simbólico para a Igreja: o Ano Jubilar dos 800 anos da morte de São Francisco de Assis, proclamado pelo Papa, o que reforça ainda mais a identidade espiritual da nova comunidade”, relatou.
Programação do dia 1º de fevereiro
A instalação da paróquia acontecerá no sábado, 1º de fevereiro, com a seguinte programação:
8h15min – Caminhada simbólica saindo do Asilo São Vicente de Paulo, reunindo as comunidades
9h30min – Santa Missa, com a ereção canônica da paróquia e posse do padre Marcos Aurélio Mazurowski, presidida por Dom Jacinto Inácio Flach, na Igreja Matriz do Jardim das Avenidas
Padre Marcos e diácono Rithele encerraram a entrevista reforçando o convite a toda a comunidade de Araranguá e região, colocando-se à disposição para atender pastoralmente o povo e iniciar, com alegria, essa nova etapa da vida da Igreja no município.








