
Novembro Azul: secretaria de Saúde de Araranguá intensifica trabalhos de conscientização quanto ao câncer em homens
O mês de novembro é conhecido por ser o mês, onde se intensificam as campanhas de conscientização quanto ao câncer no homem. Divulgada como “Novembro Azul”, as ações têm como objetivo, promover informações sobre a saúde masculina e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento do câncer. Especialmente o de próstata, segunda doença que mais mata homens no mundo.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Estúdio 95, apresentado por Lucas Casagrande, a enfermeira coordenadora da Atenção Básica de Araranguá, Maria Aparecida Indalêncio e o médico da secretaria de Saúde e secretário em exercício, Henrique Besser, falaram sobre a campanha.
Nos mesmos moldes do “Outubro Rosa”, a secretaria municipal de Saúde em Araranguá, entra com o “Novembro Azul”, campanha que reforça os cuidados, prevenções e diagnóstico do câncer. “A proposta da campanha é para que tenhamos um controle e uma diminuição dos casos, permitindo uma qualidade de vida melhor ao cidadão. Quanto mais informação a população tiver, melhor será o controle”, destaca Besser.
O médico ressalta que a secretaria de Saúde vem trabalhando com palestras de conscientização. “Temos programado uma palestra para o pessoal do Samae, que será realizada essa semana. Para a outra semana, faremos em uma escola, para pais de alunos. E também realizaremos no Giassi. Pretendemos atingir todas as faixas, para que essa informação se infiltre na população”.
Com respeito a programação na rede básica de Saúde, a coordenadora explica, que as unidades trabalharão em horários diferenciados. “Estaremos com os horários estendidos nas unidades. Os homens poderão buscar essas informações diretamente na unidade mais próxima, ou digitalmente pelo site (Saúde Digital). Serão consultas médicas agendadas, e odontológicas. Além disso, nesses dias de horários estendidos, serão ofertados testes rápidos e vacinação. Orientamos que se apresentem o quanto antes, para deixar a consulta agendada”.
O médico destaca a utilidade do PSA (Exame utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens), mas não descarta a importância do exame do toque. “O toque retal é de muita importância. Dependendo da clínica que o homem estiver apresentando, vai ser indicado não só o exame de sangue, mas o de toque também. Muitos homens fogem dessa avaliação por causa do toque, sendo que existe outra alternativa, como a ultrassonografia. Não é tão boa quanto o toque, ele é melhor, mas também dará informações importantes. Quanto mais informações a população tiver, melhor será”.
Além de receber todos os cuidados propostos pela secretaria de Saúde, todos os homens com exames agendados, receberão um cupom, que ao fim da campanha, participarão do sorteio de uma cesta de café da manhã.
Saiba mais sobre o câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Não há recomendação para rastreamento (exames de rotina) do câncer de próstata, uma vez que as evidências atualmente disponíveis apontam para balanço desfavorável entre os riscos e benefícios para a saúde dos homens. Caso o homem deseje realizar esses exames, deve-se realizar a decisão compartilhada, após o profissional de saúde conversar sobre todos os possíveis riscos do rastreamento.
Diagnóstico do câncer de próstata
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata. Destaca-se que esses exames são recomendados para a investigação, mediante suspeita de câncer de próstata.
Como se proteger do câncer de próstata?
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, destacamos a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer.
Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação diagnóstica com exame histopatológico.