
“Nunca havia presenciado uma situação dessa”, diz secretário de Arroio do Silva, sobre as cheias que atingiram o município
Com as fortes chuvas registradas nesse fim de semana, inúmeras cidades da região Sul do Estado, sofreram com as cheias. Com isso, o recém empossado ao cargo de secretário de Obras de Balneário Arroio do Silva, Vanderlei de Souza, já encontrou pela frente muito trabalho. No município, algumas ruas foram alagadas e famílias ficaram ilhadas.
Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Saulo Machado, o secretário falou sobre a recuperação da cidade. “Trabalhamos bastante nesses dias, e continuamos trabalhando, com a limpeza dos valos. Sabemos que vem mais água ainda e muitas ruas precisam ser arrumadas, pedimos paciência aos moradores”.
Umas das principais preocupações dos moradores, vem sendo o acesso Sul à Praia da Caçamba, que se encontrava intransitável. “Fomos acionados ontem à noite, já que foram vistas algumas rachaduras, sendo perigoso cair perto da Turfa. Estamos trabalhando em cima disso, ajudamos muito o pessoal da Turfa, com material nas contenções, porque o nível da lagoa estava mais alto que a estrada. Precisamos interditar, a água dava meio carro. Agora a Defesa Civil está averiguando se há a necessidade de interditar novamente. A situação não está resolvida”.
As cheias também atingiram a Avenida Santa Catarina, o que dificultou o tráfego de veículos. “De sexta para sábado, interditamos, limpamos as valas e conseguimos baixar. No domingo, quando deu aquela chuva forte, novamente voltaram as cheias. Terminamos a limpeza dos valos e conseguimos baixar novamente. Além disso, fizemos alguns rasgos na estrada, para poder escoar água. Nesse momento a avenida está seca, mas precisamos esperar parar a chuva, para levantar novamente alguns pontos e colocar material, da parte do Guairacá, ligar até a Caçamba. Vamos subir todo esse trecho, para depois dar sequência às obras”.
O secretário ressalta o grande volume de água que atingiu o município. “Nunca havia presenciado uma situação dessa. Temos uma base pelo nível de água, que batia nos carros. Em alguns pontos vamos precisar fazer uma drenagem para secar essa água”.
Vanderlei fala sobre os avanços que a secretaria vem alcançando com equipamentos. “Está para chegar mais dois caminhões. Estamos com um bom maquinário, possuímos patrola, retroescavadeiras e uma mão de obra bem qualificada. A secretaria está bem servida. Nossa equipe é muito competente”.