Economia O vendedor que se tornou empresário e hoje treina equipes de grandes empresas: conheça a história de Luís Fernando Elias Correia

O vendedor que se tornou empresário e hoje treina equipes de grandes empresas: conheça a história de Luís Fernando Elias Correia

02/07/2024 - 09h58

Em entrevista ao programa 95.5 Entrevista da Rádio Araranguá, o empreendedor Luís Fernando Elias Correia compartilhou detalhes de sua trajetória de sucesso. Nascido em 25 de fevereiro de 1985, em Araranguá, Luís Fernando é um exemplo de determinação e resiliência no âmbito empresarial.

Filho de Iza Maria Elias Correia (in memoriam) e Luiz Sérgio Correia, Luís Fernando é o mais velho de três filhos. Embora tenha nascido em Araranguá, passou os primeiros anos de sua vida em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e em Santa Rosa do Sul. Aos nove anos, retornou a Araranguá para viver com seus avós maternos, que tiveram um papel crucial em sua criação.

“Minha mãe e meus avós foram os responsáveis por minha criação. Tive uma infância muito boa, apesar das dificuldades. Na época, não havia internet, nos informávamos através da TV. Com respeito aos estudos, não gostava muito, mas sempre tive muita facilidade em entender as coisas. Foi um período muito bacana, o qual, me recordo com alegria”, destacou.

Sua jornada educacional começou na Escola Adhemar Guizzi, passando pelo Colégio Castro Alves e concluindo o ensino médio na Escola Maria Garcia Pessi. Apesar de ter feito vestibular para medicina, as limitações financeiras da família impediram que ele seguisse essa carreira.

“Apesar de não ser muito chegado aos estudos, sempre me dei bem na sala de aula. Fui líder de turma do pré-escolar ao ensino médio. Desde aos nove anos de idade havia o desejo de me tornar médico. Tentei o futebol, porém não deu certo. Quando chegou a hora de prestar o vestibular, optei por medicina. Entretanto, acabou que não deu muito certo”, ressaltou.

Início no mercado de trabalho

Durante a adolescência, Luís Fernando teve uma breve passagem pelo futebol, mas foi no comércio local que ele encontrou suas primeiras oportunidades de trabalho. Ele atuou como mecânico, carregador de caixas de bebidas, atendente de lanchonete e vendedor externo de biscoitos. Posteriormente, trabalhou na TIM Celulares e na OI Telecom, vendendo planos corporativos.

“Mediante a isso, ingressei no mundo da venda. Quando surgia as oportunidades, eu logo aceitava. Em um determinado momento, trabalhando em uma lanchonete, fui convidado por um atendente, para trabalhar com ele. Após isso, fui para a venda coorporativa, a qual estava me rendendo bons valores. Porém, como era muito jovem, ganhava dinheiro e logo gastava tudo. Até que chegou o dia em que fui trabalhar com trator. Foi quando conheci minha esposa”, relembrou.

Empreendedorismo

Aos 22 anos, Luís Fernando se casou e acumulou experiências em várias empresas, incluindo uma loja de materiais de construção, a Mercedes-Benz, a Toyota e a Forauto. Contudo, o desejo de empreender sempre esteve presente em sua vida. Esse sonho culminou na criação da Facor Inteligência Comercial, uma empresa dedicada a auxiliar empresários e equipes de vendas a alcançarem seu máximo potencial.

“Saindo da Toyota, fui para uma cerâmica, para trabalhar como representante. Na época, já buscava sair do CLT. Devido meu currículo, me deram o Rio Grande do Sul para cuidar, foi quando as vendas se multiplicaram e me deram a liderança nacional da empresa. Meu sonho era ter uma casa grande e dois carros na garagem e foi aí que alcancei meu sonho. Entretanto, com 35 anos de idade, saindo da minha garagem, comecei a pensar na minha família. Era muito exigido e quanto mais crescia, mais longe da minha família ficava. Foi quando o desejo de empreender veio à tona”, explicou.

Facor Inteligência Comercial

Fundada com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia das equipes de vendas, a Facor Inteligência Comercial utiliza o método PPT (Pessoas, Processos e Tecnologia). A empresa tem se destacado no mercado, oferecendo treinamento e estratégias que ajudam empresas a obterem melhores resultados.

“Foi nesse momento em que veio a Facor. Nossa ideia era juntar todas as minhas experiências e ajudar empresas e corporações a alavancarem suas vendas. Infelizmente as empresas não qualificam seus vendedores e querem vender. Com isso, iniciamos nosso programa. Entendendo a necessidade do mercado comercial e trabalhamos nele”, afirmou.

A trajetória de Luís Fernando Elias Correia é um exemplo de como determinação e compromisso podem transformar sonhos em realidade. De suas humildes origens em Araranguá, ele se tornou um empreendedor de sucesso, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do setor empresarial na região.