Política Obra na UFSC entra na discussão da ACIVA e MT não tem planos de túnel nem quarta pista para o Morro dos Cavalos

Obra na UFSC entra na discussão da ACIVA e MT não tem planos de túnel nem quarta pista para o Morro dos Cavalos

17/04/2024 - 10h31

Uma reunião virtual ontem, serviu para discutir a questão da obra de construção do Centro de Ciências da Saúde da UFSC em Araranguá. A obra que continua parada, e a ACIVA motivou a reunião, para saber do reitor da universidade os motivos pelo qual não há a continuidade. O reitor Irineu Manoel de Souza, mencionou a necessidade de recursos para a conclusão do prédio e para a ampliação do campus.

Audiência pública

Na reunião, ficou acertado que o próximo passo será a realização de uma audiência pública com a presença de parlamentares de nossa região, e os que buscaram, votos aqui, para expor a necessidade de terminar a obra e a importância da entrada em funcionamento do Centro de Ciências da Saúde.

Viabilizar

Para o presidente da ACIVA, Édio Kunhaski, seriam necessários recursos não só para terminar o prédio, bem como para ampliar o campus de Araranguá. “O objetivo da reunião é reunir as principais lideranças políticas da nossa região e do Estado para discutir o andamento dessa obra e ver como a gente pode viabilizar a conclusão dela. E com essa soma realmente viabilizar o curso de medicina, que ele é tão importante, e como também fortalecer a UFSC aqui na nossa região”, afirmou. A audiência pública está marcada para o dia 10 de maio às 14h na sede da ACIVA.

Aquisição

Depois de comprar mais 11 carros zero quilômetro, recuperando assim totalmente a frota de veículos, a prefeitura de Araranguá recebeu ontem uma retroescavadeira. A retroescavadeira JCB 4×4, teve um custo de R$ 480 mil, e já foi repassada a secretaria de Obras para os trabalhos diários de recuperação de vias e abertura e limpeza de valos.

Edital

A prefeitura de Araranguá marcou para o dia 30 de abril às 19h no Centro Multiuso, a audiência pública que vai tratar da concessão dos serviços funerários no município. Segundo informa a secretaria de Planejamento Urbano, na audiência serão apresentadas esta Audiência Pública, as condições iniciais para apresentação de propostas para a prestação dos serviços funerários na cidade de Araranguá.

Exigência

A organização e a abertura de licitação para o serviço funerário de Araranguá é só mais um gargalo deixado por administrações anteriores e que terá que ser resolvido pela atual administração. Uma exigência do Ministério Público, a licitação já foi encaminhada uma vez, mas esbarrou na reprovação pela Câmara de Vereadores de Araranguá. A prefeitura retomou o processo, que agora terá sequência com a audiência pública anunciada ontem.

Sessão

Por falar em câmara, hoje tem sessão às 19h. Hoje deve entrar em votação na ordem do dia o projeto do poder executivo que dispõe sobre a internação humanizada no município de Araranguá. Na verdade, se trata de um anteprojeto de autoria do vereador Samuel Duarte Nunes, o Samuca, que foi aprovado pelos vereadores e que agora retorna a casa em forma de projeto do executivo. O projeto deu entrada na sessão da última segunda-feira, quando o vereador falou sobre sua satisfação em ver que sua proposta foi acatada pela prefeitura.

Tapa da cara

A resposta do Ministério dos Transportes do governo federal em relação a construção de um túnel ou quarta pista no Morro dos Cavalos foi uma resposta. Simplesmente não existe previsão sobre nenhuma das duas obras no Morro dos Cavalos. Trocando em miúdos, Santa Catarina deu um tapa na cara do PT nas últimas eleições e agora o PT devolve o tapa, ou seria um soco?