Política “Os professores podem ficar tranquilos, nada será feito para prejudicá-los”, destaca Luciane Ceretta sobre processo de municipalização da Educação, em Santa Catarina

“Os professores podem ficar tranquilos, nada será feito para prejudicá-los”, destaca Luciane Ceretta sobre processo de municipalização da Educação, em Santa Catarina

09/10/2025 - 09h53

Em entrevista ao apresentador Saulo Machado, da Rádio Araranguá, a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, detalhou as ações em andamento para a revitalização da rede elétrica das escolas estaduais e comentou sobre o processo de municipalização do ensino em Santa Catarina.

De acordo com a secretária, o Governo do Estado tem priorizado a modernização da infraestrutura das unidades escolares, com foco na instalação de novas redes elétricas e sistemas de climatização.

“Estamos trabalhando muito com respeito à revitalização da rede elétrica das escolas estaduais. Buscamos uma nova rede que abrange mais de 400 escolas, onde estão sendo feitos os ajustes necessários para receber os aparelhos de ar-condicionado. Em 19 de fevereiro, todas as escolas estaduais de Santa Catarina estarão totalmente climatizadas. Os estudantes têm que receber o melhor na aprendizagem, e o ambiente escolar deve oferecer o conforto necessário para que isso aconteça. Estamos perseguindo esse foco”, afirmou Ceretta.

Sobre a municipalização do ensino, a secretária ressaltou que o processo está sendo conduzido com diálogo e planejamento, respeitando o papel de cada ente federativo e garantindo segurança aos profissionais da educação.

“Com respeito à municipalização, estamos elaborando esse processo ouvindo todos os envolvidos. Temos uma lei que apregoa que os anos iniciais tenham uma aproximação com os municípios. Entretanto, a questão é como vamos ajustar isso. Estamos ouvindo e organizando esse processo com todos os representantes. Nada acontece de uma hora para outra. Vamos atender os pedidos de municipalização, mas o processo tem que ocorrer de forma tranquila e planejada, não de qualquer maneira”, explicou.

Ceretta reforçou ainda que o Estado não tem pressa para implementar as mudanças e que nenhum professor será prejudicado durante a transição. “O Estado não tem pressa na municipalização. Vamos atender as solicitações dos municípios. Os professores podem ficar tranquilos: nada será feito para prejudicá-los”, concluiu.

Foto: Bruno Collaço / Agência AL