Geral Os segredos do melhor churrasco e dicas de empreendedorismo na entrevista com Fernando Fonseca

Os segredos do melhor churrasco e dicas de empreendedorismo na entrevista com Fernando Fonseca

07/10/2023 - 09h51

Seja no final de semana, feriado, encontro com os amigos, família reunida… Enfim, muitas são as ocasiões onde a melhor pedida é um bom churrasco.

Sua origem ainda é um mistério. Contudo, a teoria mais aceita é de que os povos indígenas do Sul do Brasil, Argentina e Uruguai, tinham o costume de colocar mantas de carne sob o arreamento, no lombo do cavalo, enquanto cavalgavam. No ponto de parada, devidamente salgada pelo suor do animal e um tanto quanto macia, a carne estava pronta para ir ao fogo.

O churrasco tornou-se fio condutor d nossa história e prosseguiu nesse papel durante o terceiro ciclo da fixação à terra, a chamada civilização do estancieiro. Agora já era uma larguíssima fazenda organizada, na qual a peonada saía para distantes lides de gado, que duravam semanas, meses e cujo cardápio era o churrasco, nutritivo e fácil de fazer com carne à mão. Foi nesse momento que tomou a forma de típico churrasco gaúcho como o conhecemos, com fogo de chão e espetos de carne fincados na terra ao redor.

De lá para cá, com a chegada de outros povos ao país, o alimento virou o prato principal das comemorações, tornando-se até mesmo o motivo das celebrações. Afinal, quem nunca foi convidado para um churrasco?

O nosso convidado de ontem do 95.5 Entrevista, Fernando Fonseca, é proprietário da Búfalo Negro, com itens para churrasco que vão de A a Z. São desde temperos até espetos, tábuas e facas. A empresa também é proprietária da Litoral Churrasqueiras e fogões pré-moldados que distribui para todo o Brasil.

Confira entrevista completa: