
Perfil: conheça Afrânio Ronconi, nomeado coordenador da Defesa Civil de Araranguá
A administração municipal de Araranguá nomeou para a coordenação da Defesa Civil, Afrânio Ronconi, que já coordenou em 2023. Com isso André Zanette deixa o cargo.
André Zanette, que é secretário adjunto de Obras, agradeceu a todos pelo apoio durante sua gestão à frente da coordenação no município.
“Ser coordenador em 2024, foi uma experiência desafiadora e extremamente enriquecedora. Enfrentar a gestão de riscos, planejar ações preventivas e responder a eventos adversos exigiu comprometimento, estratégia e trabalho em equipe. Foi um período de intenso aprendizado, no qual tive a oportunidade de contribuir diretamente para a segurança da população e fortalecer a preparação do município para desafios futuros”, relata.
Hoje, há desafios importantes pela frente, incluindo a elaboração do Plano de Contingência da Assistência Social e Defesa Civil, um passo essencial para fortalecer a prevenção e a resposta a emergências no município.
Currículo
Afrânio é funcionário público e administrador de empresas. Ele já foi motorista, diretor de limpeza pública, diretor de iluminação pública, diretor de obras, secretário de Obras, secretário de Agricultura, secretário de Governo, secretário de Assistência Social e coordenador de proteção da Defesa Civil. Nascido em Araranguá, em 28 de julho de 1976, ele é filho de Genésio Ronconi, in memoriam, e Maria Darós Ronconi. Casado com Rosália Machado Rafael Ronconi, ele é pai do Alfredo Afrânio Ronconi Júnior e da Maria Alice Rafael Ronconi. Sua careira pública iniciou em 1998, quando ingressou através de concurso na prefeitura de Araranguá e, portanto, recentemente, completou quase 3 décadas de atuação.