Política PF desencadeia ação em vários municípios no Sul do Estado, vereadores de Sombrio reclamam falta de segurança, vereadores de Araranguá e Arroio do Silva vão cobrar ciclovia, edital do HRA e quarta ponte; e deputado dá pito no vereador Samuca

PF desencadeia ação em vários municípios no Sul do Estado, vereadores de Sombrio reclamam falta de segurança, vereadores de Araranguá e Arroio do Silva vão cobrar ciclovia, edital do HRA e quarta ponte; e deputado dá pito no vereador Samuca

29/10/2025 - 11h09

Uma operação de combate a degradação ambiental da APA da Baleia Franca, foi desencadeada na manhã desta quarta-feira, 29, pela Polícia Federal. Na ação da PF foram cumpridos 16 mandatos de busca e apreensão, nos municípios, de Jaguaruna, Itapema, Araranguá, Urussanga, Armazém, Capivari de Baixo e Tubarão.

O ponto

O alvo principal dos mandados judiciais foi no instituto de meio ambiente de Jaguaruna e na diretoria de planejamento urbano de Jaguaruna, além de em residências de servidores, bem como particulares suspeitos de envolvimento com o esquema que envolve a apuração de crimes contra a administração ambiental, corrupção ativa e passiva e organização criminosa.

Motivação

A operação é um pedido do Ministério Público Federal e visa apurar irregularidades na emissão de licenças ambientais, que teriam sido concedidas num período de 10 anos, a partir de 2015. Durante as investigações a PF constatou a possível existência de uma organização criminosa suspeita de praticar fraudes e negociar licenças, certidões, e autorizações além de laudos, que estariam em desacordo com as licenças ambientais e orientações judiciais. 

Segurança no campo

A Polícia Militar começa nesta quarta-feira, 29, a série de três reuniões com agricultores de Araranguá, para apresentação do projeto Rede Rural, relacionado a segurança no campo. “A primeira acontece hoje às 19h, no salão comunitário da Sanga do Marco. A próxima reunião ocorre no dia 3 de novembro, também às 19h, no salão comunitário do Manhoso e a terceira reunião será no dia 5 de novembro, às 19h, no salão comunitário da Sanga da Toca.

Segurança Sombrio

Vereadores de Sombrio estão debatendo a segurança, ou a falta dela no município. A unanimidade dos vereadores demonstra preocupação em relação a segurança, refletindo o que vem sendo comentado nas ruas da cidade. A preocupação de moradores e comerciantes, com uma série de roubos e furtos que virou notícia nos portais locais.

Avançar

Na verdade, ainda vivemos num canto do país e Estado, em que a segurança nos dá a sensação de estarmos seguros. Mas existem problemas pontuais que precisam de ações mais precisas, cirúrgicas, no sentido de conter o avanço e até a normalização de algumas ações criminosas em nossas cidades da região. O Rio Grande do Sul tem mais de 14 facções identificadas e em plena atividade, e que estão invadindo nosso Estado. O Bambú tem que roncar de verdade e não apenas no discurso, pois muito embora o esforço das Policiais Civil e Militar, parece que estamos perdendo terreno para o crime.

Cobrança

Vereadores de Araranguá Juliandro Jacques e Nelson Soares e Clailton Oliveira de Sombrio, juntamente com o presidente da Associação de Acompanhamento do Hospital Regional de Araranguá, Roberto Rebelo, falaram na manhã desta quarta, 29, sobre ações em nossa região.

HRA

Durante entrevista à Rádio Araranguá eles se posicionaram em tom de cobrança ao governo do Estado. O edital do HRA que foi suspenso, e nada mais se ouviu a respeito. A situação coloca os servidores do hospital em suspense e o IMAS também não consegue avançar em novos projetos, sem um desfecho final. Roberto Rebelo disse que está tentando uma agenda com o secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, para buscar uma posição mais clara a respeito do edital. Clailton Oliveira disse que também vai trabalhar neste sentido.

Ciclovia

Em relação a obra da Ciclovia, o entendimento é o mesmo e os vereadores lamentaram a suspenção do edital, que seria aberto na última sexta-feira. Juliandro Jacques, disse que vai continuar cobrando do governo a execução da obra e Nelson Soares, disse que ele e o deputado estadual Tiago Zilli, continuam acompanhando o processo. Clailton Oliveira, disse acreditar que o edital será relançado em breves dias.

Deu pito

Ainda sobre as cobranças feitas por vereadores, o deputado estadual Jessé Lopes deu um pito no vereador Samuel Duarte Nunes de Araranguá, devido a sua publicação em suas redes sociais. No vídeo o vereador faz uma cobrança veemente sobre a obra da ciclovia. O deputado, entrou na publicação e comentou. “O vereador fazendo proselitismo político, pergunte para cada prefeito da AMESC para ver se todos não estão recebendo recursos. E mais, o programa Estrada Boa Rural e na Saúde o governador aumentou a contrapartida do Estado na tabela SUS. Nunca se investiu tanto em saúde. O Moisés deu dinheiro aos municípios, porque se vendeu para se salvar da cassação e só deu recurso a prefeitos que fecharam com ele para as eleições, o vereador jogando para a torcida, se duvidar faço levantamento dos investimentos feitos na AMESC e jogo na cara”.

Desproporcional

Na verdade, uma manifestação desproporcional e desprovida de melhores informações sobre nossa região e seus anseios, nada de novo. O vereador, como tantos outros, apenas cobrou a realização de uma obra que está sendo cobrada desde o início do atual governo, e que sim, teve sua história iniciada no governo anterior. E daí, qual o problema, não é função do vereador? Nós continuamos cobrando enquanto região, o edital do HRA, que talvez o deputado não saiba do problema, o presídio Regional, que continua interditado, a Ciclovia, a quarta ponte, a SC-108 que continua com obras paralisadas. Qual o pecado? Que eu saiba o aplauso vem depois do espetáculo acontecer, simples assim.