Política Polêmica das homenagens leva a debate entre presidente Paulinho e vereador Giraldi ao vivo na Rádio Araranguá, UNDIME entra no segundo dia, e cultura de Araranguá está servindo de modelo

Polêmica das homenagens leva a debate entre presidente Paulinho e vereador Giraldi ao vivo na Rádio Araranguá, UNDIME entra no segundo dia, e cultura de Araranguá está servindo de modelo

23/10/2025 - 13h06

O vereador Jorge Giraldi se manifestou na manhã desta quinta-feira, 23, em entrevista à Rádio Araranguá sobre o excesso de homenagens na Câmara. Manteve seu posicionamento de que é preciso mudar o regimento interno e estipular um número de homenagens por sessão. Também desferiu críticas ao presidente Pedro Paulo de Souza, devido a seu posicionamento após a sua fala na sessão. Disse que não vai renunciar, conforme sugeriu o presidente, e que vai entrar com um projeto de resolução para mudar o regimento em relação as homenagens.

Não conhece

Giraldi admitiu desconhecer o funcionamento da Câmara e o rito processual para fazer as mudanças que defende. Em relação a Guarda Municipal, que foi aprovada na casa, não foi sequer incluída na LDO nem no Orçamento do município para o ano que vem. Quando fala em falta de trabalhos dos vereadores, vale lembrar que ele apresentou apenas seis indicações, prestou duas homenagens e aprovou um anteprojeto, em 55 sessões. Também não apresentou o trabalho final da comissão temporária, que foi instituída na Câmara para tratar da causa animal, da qual ele foi presidente.

Debate

Mas a entrevista ficou mais quente, quando o presidente Pedro Paulo de Souza, adentrou no estúdio e participou da entrevista. Manteve sua posição em defesa dos vereadores e de seus direitos de apresentarem suas moções e criticou Giraldi pela forma como ele se expressou no plenário, que considera demagógico.

Trocando em miúdos

Na verdade, o excesso de moções e homenagens, incomoda sim, e a população, leia-se os eleitores, não gostam. Ficou claro nas manifestações durante a entrevista. Ninguém é contra homenagens, mas que sejam organizadas e não sejam tantas numa mesma sessão.

Regimento

Na verdade, o regimento interno permite que cada vereador apresente até duas homenagens por sessão. Como são 15 vereadores, a situação pode ficar fora de controle. Mas também menciona que as homenagens devem ser feitas em sessões solenes, e não em sessões ordinárias, como estão acontecendo hoje.

Conversar

No final de tudo, muito embora o clima tenha sido pesado durante a entrevista, se bem que teve o “Eu te amo”, de Paulinho para Giraldi, houve espaço para um café e uma conversa mais tranquila. Também ficou aberta a porta para que os vereadores reflitam sobre a situação e estudem possíveis mudanças.

Modelo

O diretor do departamento de cultura de Araranguá, Jair Anastácio, disse na manhã desta quinta-feira, 23, durante entrevista à Rádio Araranguá, que nossa cultura está servindo de modelo a outros municípios. Segundo ele, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, e que organizou a cultura no município, está chamando a atenção. Nesta quarta-feira, 22, ele recebeu a visita da secretária de Turismo e Cultura de Itá, Viviane Devalle, que veio se inteirar sobre a forma como a cultura está sendo conduzida. Se interessou pelo projeto do Agosto Cultural e ficou impressionada com os equipamentos que a cultura tem à disposição.

UNDIME

Segue durante toda essa quinta-feira, 23, a realização do encontro da UNDIME em Araranguá. Pela primeira vez o evento sai da capital do Estado e vem para o interior. Nesta quarta-feira, 22, o prefeito Cesar Cesa participou da abertura dos trabalhos, destacando a importância do evento para o fortalecimento da Educação pública no município. O evento, que termina nesta quinta, tem como tema: “A Dinâmica da Educação Multigeracional”,

Nos bastidores

Reunião da AMESC mostrou nos bastidores a preocupação dos prefeitos de nossa região em relação a economia. A questão do baixo preço do arroz, que certamente já está provocando perdas, e a diminuição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), que é a principal fonte de arrecadação da maioria dos municípios da AMESC. Segundo alguns prefeitos, outras fontes de arrecadação, também sofreram diminuição, e em algumas prefeituras já se estuda colocar o pé no freio em relação a novos investimentos.

Aumenta o rotativo

A prefeitura de Araranguá anunciou nesta quarta-feira, 22, através de decreto, que a tarifa do estacionamento rotativo teve aumento. Pelo decreto, o cartão de 1 hora, que custava R$ 1,50, passará a ser de R$ 2,00 para 1 hora de uso, e a cobrança pós-utilização corresponderá a 5 horas de estacionamento. A mudança entra em vigor no dia 28 de outubro de 2025.