Segurança Polícia Militar descobre desmanche de veículos e prende criminoso na Operaria

Polícia Militar descobre desmanche de veículos e prende criminoso na Operaria

17/06/2024 - 07h49

A polícia militar descobriu um desmanche de veículos furtados neste final de semana em Araranguá. Por volta de 19h50min deste domingo, dia 16, um homem de 37 anos foi preso pela polícia militar na Rua Maria Rosa de Souza, bairro Operária em Araranguá. Uma guarnição foi informada sobre um veículo Mercedes Benz 1620 que teria sido furtado, cujo sistema de rastreamento indicava a localização na referida rua.

Ao chegar no local foi visto o veículo no pátio da residência, já com outra placa. Após conversar com o morador do imóvel, o mesmo inicialmente alegou que o veículo havia sido encontrado pelo proprietário, que solicitou para que guardasse o automóvel em sua casa, e que depois iria buscar. Entretanto com o apoio da guarnição do Tático, foi solicitado que o homem abrisse o pavilhão, momento em que ele confessou a existência de outros veículos com registro de furto no local.

Contou ainda que recebe e compra veículos de proprietários que alegam furto para acionar o seguro. Ele informou também que recebe parte do valor do seguro, fica com a carcaça do veículo, ou repassa adiante com outra placa. Além disso, afirmou que retém o veículo furtado até receber o pagamento, o qual então repassa para uma terceira pessoa, que se recusou a identificar.

No local foram encontrados diversos veículos, sendo três deles com registro de furto, já com novas placas colocadas. Os três automóveis, um Furgão RENAULT/MASTER FUR L3H2, um VW/6.160 DRC 4X2, e um Mercedes Benz 1620, foram removidos para a Central de Polícia Civil. No local havia mais veículos com suspeita de adulteração, e outros que não possuíam indícios deste tipo de crime.

No interior de um deles foi encontrada uma anotação detalhando a divisão dos lucros da fraude de um dos veículos. Isso evidencia a participação de uma quadrilha especializada nesses crimes, da qual o conduzido faz parte. Foram apreendidos diversos documentos, placas e chaves de veículos, além de várias folhas de cheques que caracterizam a operação da quadrilha.

No local os policiais militares apreenderam diversas ferramentas, incluindo um maçarico industrial, serra de lata, entre outras ferramentas que são utilizadas no desmanche de veículos. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao criminoso que foi conduzido a Central de Polícia Civil, juntamente com os veículos, documentos e ferramentas aprendidos.