Segurança Polícia Militar participa da Operação Fronteiras e Divisas Seguras no extremo sul

Polícia Militar participa da Operação Fronteiras e Divisas Seguras no extremo sul

01/04/2024 - 18h56

edição de 2024 da operação Fronteiras e Divisas Seguras, com ações nos municípios do Extremo Sul Catarinense. A solenidade foi realizada no Parque do Balonismo, no município de Torres.

A Operação Fronteiras e Divisas Seguras é uma ação conjunta entre os países Brasil, Argentina e Uruguai, que visa proporcionar cooperação técnica e operacional contra crimes nas regiões de fronteira, além do combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas e armas de fogo nos Estados, bem como manter a preservação da ordem pública.

A operação Fronteiras e Divisas Seguras é desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, através da Brigada Militar e da Polícia Civil, em conjunto com as seguintes forças de segurança: Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar de Santa Catarina, Polícia Militar do Paraná e Polícias Penais.

Durante a solenidade, os comandantes ressaltaram que a integração entre os Estados tem como objetivo primordial em estabelecer procedimentos para o planejamento das operações e execução das ações conjuntas contra os crimes de maior incidência na região sul do país que podem refletir em todo Brasil.

Destacando que a operação se constitue em um grande esforço integrado dos órgãos de segurança e se traduz em uma reativação ampliada de ações conjuntas similares, realizadas anteriormente. Os objetivos são a troca permanente de informações e cooperação técnica-operacional, a fim de prevenir e reprimir crimes nas regiões de fronteiras e divisas.