Segurança Polícia Militar participa do dia D de combate à dengue

Polícia Militar participa do dia D de combate à dengue

12/04/2024 - 19h51

Na manhã desta sexta-feira, 12, policiais que atuam no policiamento preventivo do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), participaram do Dia D de combate à dengue, em Araranguá. A ação foi organizada pela Prefeitura e Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC).

Os militares apoiaram a entrega de panfletos em uma mobilização de combate à dengue, no calçadão da avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. As ações tiveram como objetivo conscientizar a população no combate ao mosquito Aedes Aegypti e fazem parte do cronograma de atividades da SDC, que tive início na quinta-feira, 11, por todo o Estado.

Recentemente, todos os quartéis da área do 19º BPM foram vistoriados, oportunidade em que os policiais eliminaram todos os locais que poderiam alojar focos do inseto. Esta mobilização foi realizada para combate e prevenção contra o mosquito, visando incentivar a população nos cuidados das suas residências e arredores, mantendo condições ideais de limpeza e conservação, além de levar informação, educação e comunicação em saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem mais de 3 milhões de casos prováveis de dengue e 1.256 óbitos confirmados. Em Santa Catarina, segundo o Informe Epidemiológico nº 11/2024, com dados atualizados até 9 de abril, já são 132.842 casos prováveis de dengue e 80 óbitos. Além disso, no período de 31 de dezembro de 2023 a 11 de abril de 2024, foram identificados 30.004 focos do mosquito Aedes aegypti, com 270 municípios registrando casos prováveis de dengue.

Avisos e Alertas

Para receber os avisos e alertas da Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Segundo a equipe de Monitoramento e Alerta da SDC, os alertas serão emitidos para a população que possui o cadastro no serviço de alerta por SMS, através da plataforma de Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP). Atualmente, Santa Catarina conta com a maior taxa de adesão nacional no cadastro para receber os alertas, acima de 12%, caracterizando 890.749 pessoas cadastradas.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br. Denúncias também podem ser realizadas através do número da Polícia Militar, 190, e pelo aplicativo “pmsccidadao”, disponível para os sistemas Android e IOS.