Geral Prefeito Cesar apresenta hoje em Brasília novo projeto de abertura e fixação da barra do Rio Araranguá e hospitais Dom Joaquim e Regional recebem novos investimentos do IMAS

Prefeito Cesar apresenta hoje em Brasília novo projeto de abertura e fixação da barra do Rio Araranguá e hospitais Dom Joaquim e Regional recebem novos investimentos do IMAS

24/04/2024 - 10h43

O prefeito de Araranguá Cesar Cesa começou na manhã de hoje a cumprir seu roteiro de visitas em Brasília. Acompanhado dos secretários de administração e planejamento, Roni da Silva e Emerson Almeida, e do Arquiteto efetivo da prefeitura, Paulo Silva, o prefeito vai apresentar o novo projeto da abertura e fixação da barra do Rio Araranguá. O Deputado Federal Carlos Chiodini, vai acompanhar as visitas e abrir as portas nos ministérios em Brasília. Outros assuntos e busca de recursos também serão tratados na capital federal.

Avanços na saúde

O Hospital Dom Joaquim de Sombrio, passou de uma situação de fechamento, após um temporal que atingiu a cidade, a realização das primeiras cirurgias bariátricas. Na manhã de hoje o diretor do IMAS, Instituto Maria Schmitt, que administra o hospital, também informou que o Dom Joaquim está prestes a oferecer serviços de cardiologia, inclusive com diagnóstico, tratamento e cirurgias.

No regional

Em relação ao Hospital Regional de Araranguá, citou a transição da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma área definitiva. A dificuldade para viabilizar a obra está no fato de o hospital ser público e de aprovação por diversos órgãos da secretaria, inclusive vigilância sanitária. Uma vez concretizada, a mudança permitirá o aumento de algo em torno de 30 a 40 leitos à capacidade atual.

Falecimento

Araranguá se despede de Lindomar Nunes Garcia, a linda da casa da Cultura. Dona de um Sorriso incomum e de uma simpatia e força de trabalho de causar inveja, ela sempre foi querida por todos que tiveram, como eu, o privilégio de conhecê-la. Ela recebeu uma justa homenagem da Câmara de Vereadores de Araranguá, em reconhecimento a sua luta e seu trabalho. Linda lutava contra o câncer e faleceu ontem aos 62 anos de idade.

Na foto

A vinda do ex-presidente Bolsonaro a Santa Catarina levou muitos políticos e pré-candidatos a buscar uma foto, com ele e com o governador do Estado Jorginho Mello. Para aproveitar a popularidade do ex-presidente, que foi extremamente acessível, Andressa Ribeiro, pré-candidata à prefeita de Araranguá e Jairo Borges, pré-candidato a prefeito do Balneário Arroio do Silva, publicaram fotos em suas redes sociais com Bolsonaro e Jorginho Mello.

Pai da criança

Em ano eleitoral municipal, começam as discussões sobre quem são os pais das crianças. Me refiro a obras de ações implementadas pelos governos municipal e estadual. Cada qual que é candidato a vereador, por exemplo, quer dizer que trouxe, o que muitas vezes não trouxe, que pediu, o que muitas vezes já havia sido pedido e até encaminhado. É o caso da SC-447 e sua revitalização, onde o primeiro pedido protocolado junto ao governo do Estado foi do deputado Daniel Freitas.

Desinformados

Agora estão aparecendo vários pais da criança, que até desinformados, parecem nem saber que o projeto de revitalização com ciclovia já existe desde o governo de Raimundo Colombo. Só para reavivar a mente das pessoas, o projeto chegou a ser licitado no governo de Carlos Moisés, mas não previa a mudanças dos postes para que a ciclovia pudesse ser implementada. Assim, a licitação foi cancelada e o projeto voltou para as gavetas do governo, onde está.