Política Prefeitura de Araranguá vai encaminhar à Câmara de Vereadores, projeto de transporte público gratuito a população

Prefeitura de Araranguá vai encaminhar à Câmara de Vereadores, projeto de transporte público gratuito a população

19/09/2023 - 16h51

Será encaminhado à Câmara de Vereadores de Araranguá, nesta semana, o projeto de lei, que trata da implantação do transporte público gratuito para toda a população. De acordo com a prefeitura, o município terá o transporte e a ideia é que o serviço comece a funcionar antes do final do ano. 

Em entrevista à Rádio Araranguá, no programa Dia a Dia, apresentado por Lucas Casagrande, o procurador do município, Daniel Menezes, falou sobre o projeto. “A decisão foi tomada, vai ter. A administração já decidiu, o prefeito já bateu o martelo. A princípio olhamos alguns orçamentos para ter uma base do custo, comparamos com o custo atual do município com o transporte. Realizamos o estudo e o prefeito decidiu que quer implantar o transporte público gratuito para a população. Vamos enviar o projeto de lei para a Câmara de Vereadores para autorizar”.

O procurador ressalta a atual situação do município com o transporte público. “A prefeitura paga por mês para a empresa de transporte, os passes dos estudantes. É pago a ida e volta de todos os alunos da rede municipal. Além disso, recebemos do Estado, um aporte para pagar os passes do transporte para os alunos da rede estadual. É pago o transporte de todos os alunos, o Estado paga o dele para a prefeitura, que repassa para a empresa responsável. Aparentemente está indo bem o transporte, porém, é um processo que está precário. Temos um contrato até janeiro, teria que fazer a licitação, mas já foi feita duas licitações e nenhuma empresa se interessou”. 

De acordo com o procurador, o investimento que será realizado pela administração municipal no transporte público, vai depender da licitação. “Vai depender muito da licitação em si. O que temos hoje, são orçamentos, que é o transporte público gratuito junto ao do estudante, um projeto com tudo junto, que oferece câmera de monitoramento dentro do ônibus, GPS de localização para os pais poderem acompanhar o transporte escolar, gratuidade para toda a população, ônibus mais novos, novas linhas e trajetos. Calculamos que o município vai gastar por ano, de acordo com os orçamentos, de R$ 4,5 milhões a R$ 5 milhões, mas isso pode abaixar na disputa da licitação. Com esse novo modelo, vai ter uma pessoa específica do município que vai comandar as rotas”.

Em relação aos veículos, que irão atender a população, Daniel explica. “A princípios será ônibus, mas vai ter previsão de micro-ônibus. Além disso, também constará no edital, até veículos. Por exemplo, existe um aluno com dificuldade especial, em determinada localidade, vamos ter a disponibilidade de enviar um carro dessa empresa, para realizar o transporte desse aluno. A ideia do prefeito é que comece a funcionar antes do fim do ano”.