Geral Prepare o guarda-chuva: chuva volta ao Extremo Sul e fim de semana será de dias instáveis na região

Prepare o guarda-chuva: chuva volta ao Extremo Sul e fim de semana será de dias instáveis na região

12/04/2024 - 07h22

A sexta-feira, dia 12, amanheceu sob um cenário de tempo fechado e chuvas intermitentes na região do Extremo Sul Catarinense. Os registros meteorológicos indicam que a precipitação persistiu durante a noite e continuou ao longo da manhã, alternando-se com períodos de melhora temporária. O meteorologista Ronaldo Coutinho alerta que o dia permanecerá instável, com chances contínuas de chuva.

“As temperaturas iniciaram amenas na região, e em Praia Grande já acumulamos quase 90 milímetros de chuva. Essas condições climáticas adversas tornam impraticáveis atividades ao ar livre, sendo necessário interrompê-las. A instabilidade será uma constante ao longo do dia”, afirma Coutinho.

Para o fim de semana, Coutinho projeta uma continuação do padrão de instabilidade na região. “No sábado, as condições seguirão instáveis, embora haja períodos de melhora mais prolongados. Como resultado, as temperaturas devem subir um pouco. Já no domingo, as condições serão semelhantes, com uma possível pausa nas chuvas pela manhã, mas com maior probabilidade de precipitação à tarde”, explica o meteorologista.

Entretanto, Coutinho aponta mudanças no panorama climático a partir da próxima semana. “Na segunda-feira, observaremos o início de uma mudança nas condições climáticas. Na terça-feira, uma frente fria está prevista para passar pela região, seguida de uma melhora gradual do tempo na quarta-feira. Na quinta-feira, espera-se um resfriamento pela manhã, com ventos variando entre Sudeste e Leste, e posteriormente entre Leste e Nordeste, o que poderá resultar em mares agitados e condições desfavoráveis para a navegação”, conclui Coutinho.

Confira a previsão do tempo: